segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OS GANHADORES DO OSCAR 2011



O Discurso do Rei foi o grande vencedor da premiação do Oscar ocorrida ontem a noite em Los Angeles e transmitida na íntegra pelo canal pago TNT, com comentários de Rubens Ewald Filho e na Rede Globo (depois do Big Brother) com comentários de José Wilker e Maria Beltrão. O Discurso do Rei levou as estatuetas de melhor filme, diretor (Tom Hooper) , ator (Colin Firth) e roteiro original, empatando com “A origem”. Natalie Portman foi eleita melhor atriz por “Cisne Negro” e Christian Bale e Melissa Leo, melhores coadjuvantes por “O vencedor”.

As categorias de melhor ator e atriz foram entregues pelos vencedores do ano passado, Jeff Bridges e Sandra Bullock. Natalie Portman com uma barriga enorme não esqueceu de agradecer suas concorrentes e disse que quer trabalhar com elas, agradeceu também ao diretor Luc Besson que a descobriu em “O profissional”; Christian Bale chorou agradecendo a mulher e a filha; Melissa Leo confessou estar com as pernas tremendo ao receber a estatueta das mães de Kirk Douglas. E o Brasil novamente ficou de fora, já que "O lixo extraordinário" não levou o prêmio que foi entregue pela apresentadora Oprah Winfrey.

No geral foi uma festa chata apresentada pela graciosa Anne Hatthaway (Alice no país das maravilhas) que fazia o possível para ser engraçada, enquanto seu companheiro James Francos (127 horas) que também concorria ao Oscar de melhor ator, esboçava umas caras esquisitas como se tivesse rindo de algo que não tinha graça, olhando pro lado e entregando que estava lendo o roteiro no tele-prompter. O fato das músicas concorrentes terem sido apresentadas na íntegra não fizeram a festa ficar mais dinâmica, já que nenhuma delas era especial. A atriz Gwyneth Paltrow parecia assustada e até envergonhada enquanto cantava a música pela qual concorria, mas perdeu (claro que não por esse fato). E já que a canção de Cher em "Burlesque" não foi indicada os produtores ficaram decepcionados já que ela era garantia de audiência.

Como não tenho Tv por assinatura no momento, assisti o prêmio pela Globo, que eu não consigo entender como ela tem exclusividade na exibição do prêmio na tv aberta e comete o desrespeito com o telespectador de começar a exibir a festa depois da metade em pró de um programa falido e chato como o Big Brother Brasil. Por que não exibiram esse programa mais cedo e o Oscar no horário certo? Já José Wilker e Maria Beltrão nem se comparam a Rubens Ewald Filho. Apesar de serem conhecedores de cinema, ficavam meio perdidos quando iam apresentar quem estava subindo no palco, mas até que Wilker estava contido.

Veja a lista completa dos vencedores:

- Melhor fime: "O Discurso do Rei"

- Melhor diretor: Tom Hooper, por "O Discurso do Rei"







- Melhor ator: Colin Firth, por "O Discurso do Rei"












- Melhor atriz: Natalie Portman, por "Cisne Negro"













- Melhor ator coadjuvante: Christian Bale, por "O Lutador"












- Melhor atriz coadjuvante: Melissa Leo, por "O Lutador"









- Melhor roteiro original: "O Discurso do Rei"

- Melhor roteiro adaptado: "A Rede Social"

- Melhor filme estrangeiro: "Em Um Mundo Melhor", Dinamarca

- Melhor trilha sonora: "A Rede Social"

- Melhor canção original: "Toy Story 3", com "We Belong Together"





- Melhor fotografia: "A Origem"







- Melhor montagem: "A Rede Social"




- Melhor direção de arte: "Alice no País das Maravilhas"

- Melhor figurino: "Alice no País das Maravilhas"




- Melhores efeitos especiais: "A Origem"

- Melhor animação em longa-metragem: "Toy Story 3"

- Melhor animação em curta-metragem: "The Lost Thing"

- Melhor mixagem de som: "A Origem"

- Melhor edição de som: "A Origem"

- Melhor maquiagem: "O Lobisomem"

- Melhor curta-metragem: "God of Love"

- Melhor documentário em curta-metragem: "Strangers No More"

- Melhor documentário: "Trabalho Interno"

3 comentários:

  1. Estava torcendo para "Cisne Negro" e fiquei feliz por Natalie Portman ter levado o prêmio. Mais que merecido.

    ResponderExcluir
  2. Sem surpresas este Oscar. De todos os "Oscaráveis", por enquanto só vi Alice. Adorei!Ainda não pude ir ver os dois filmes que mais me chamam a atenção: Cisne Negro e O Discurso do Rei. Os planos são para este fds de carnaval.

    ResponderExcluir
  3. - Melhor ator coadjuvante: Christian Bale, por "O Lutador" - Desde Batman Begins, Batman O Cavaleiro das Trevas e O Grande Truque que sou fanzona dele! E, gente, que homem lindo!

    ResponderExcluir