quinta-feira, 26 de abril de 2012

OS TELEFILMES


Quando se fala em filmes, logo se pensa em cinema, mas nem sempre é assim. Há também aqueles feitos especialmente para a televisão. O que infelizmente não é muito comum no Brasil. A Rede Globo exibiu no final do ano passado o telefilme Homens de bem, estrelado por Rodrigo Santoro e Débora Falabela e tem-se a probabilidade de que outros sejam produzidos no decorrer deste ano. Vamos aguardar.


Petrônio Gontijo e Bianca Rinaldi em O madeireiro

A Rede Record também produziu dois telefilmes, O madeireiro, estrelado por Petrônio Gontijo e O menino Grapiúna, que homenageia Jorge Amado. Estes dois filmes também foram exibidos no final do ano passado, mas infelizmente não assisti.



A televisão sempre produziu histórias curtas que eram exibidas em forma de especial, como Caso especial e Terça nobre, que trazia adaptações de clássicos de nossa literatura, como O alienista, Memórias de um sargento de milícias e O besouro e a rosa com Carla Marins, que vi diversas vezes e lembro com saudade. Mas apesar desses especiais serem produzidos especialmente para a Tv, nunca foram chamados de telefilmes, já que tinham em média 40 minutos e nem poderiam ser considerados longas-metragens. Além de tudo, eram filmados em videotape.

A TV Cultura lança com freqüência editais para a produção de telefilmes documentais que são exibidos em sua programação, mas estes não conseguem visibilidade entre o público, que em sua maioria prefere as ficções.


Robert Stack, Gene Barry e Tony Franciosa em Os audaciosos

Os Estados Unidos já fazem isso há bastante tempo. See how they run de 1964 é considerado o primeiro telefilme Americano. Era uma adaptação de uma peça de teatro, estrelada por John Forsythe e Jane Wyatt. A audiência foi baixa, o que levou a NBC a demorar dois anos para voltar a produzir nessa área. Em 1966, a emissora criou o Saturday Night at the movies, sessão de televisão produzidos quase que exclusivamente, pela Universal. O primeiro foi Os audaciosos (The name of the game), estrelado por Tony Franciosa. A boa receptividade fez com que o canal o transformasse em série, estrelado também por Robert Stack e Gene Barry.

A produção de telefilmes se estabeleceu depois de The domsday flight de Rod Serling que misturava melodrama, mistério e tensão, além de ter orçamento de cinema.

Os telefilmes substituíram os teleteatros, trazendo diversas histórias sem personagens fixos, exibindo situações polêmicas, inclusive dramalhões sobre doenças, sejam elas curáveis ou não. Isso criou até uma brincadeira com a “doença da semana”, se referindo à doença retratada no telefilme exibido naquela semana.



Muitos telefilmes foram produzidos com a intenção de gerar novas séries, os famosos pilotos com 90 minutos de duração que eram exibidos como telefilmes, mas viravam séries, dependendo da audiência. Foi o caso de Havaí 5-0, McCloud e Columbia.

Depois passaram a ser utilizados para finalizar a trama de séries cancelas ou para reunir o elenco de determinada série algum tempo depois.

O SBT exibiu durante algum tempo, nas madrugadas, a sessão Made for TV, que mostrava apenas telefilmes. Cheguei a assistir vários deles.

Atualmente a HBO exibe vários desses filmes, produzidos pela matriz americana e que geralmente contam com elenco famoso e chegam a concorrer ao Globo de Ouro e ao Emmy.



Alguns telefilmes famosos:
• O preço de uma escolha (sobre o aborto)
• Desejo proibido (sobre o lesbianismo)
• Orações para Bobby (sobre o homossexualismo e estrelado por Susan Sarandon)
• Amazônia em chamas (sobre Chico Mendes e co-estrelado por Sonia Braga)
• Gia – Fama e detruição (estrelado por Angelina Jolie)
• A vida e a morte de Peter Sellers.
• Cinema Verité
• Mildred Pierce (estrelado por Kate Winslet)
• Game Change (com Julianne Moore).

A HBO brasileira produz atualmente dois telefilmes sobre Mandrake, estrelados por Marcos Palmeira que já estrelou duas temporadas da série em anos anteriores.



10 comentários:

  1. As produções para tv melhoraram muito, principalmente as produções HBO que são fantásticas.

    Estes filmes brasileiros que você citou eu não assisti.

    Já comentei alguns filmes para TV no blog e em breve escreverei sobre outros.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gilberto, me pegou! Eu realmente não conhecia a fundo o tema telefilmes, pensei que todos passavam no cinema também. Será que é rentável investir em uma produção assim? Talvez por isso sejam raras produções do tipo por aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Um telefilme recente muito bom é O Chacal, vale uma conferida. Otima postagem. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom, realmente o Made For TV, do SBT, tinha como fundamento exibir telefilmes. Mas, de vez em quando, eles deixavam escapar ali algum filme feito pro cinema também.
    Nasce Um Monstro, por exemplo, que é um filme de terror feito pro cinema, eu assisti pela 1ª vez no Made For TV.
    Não que isso faça a coisa cair em desmérito: a quase totalidade dos filmes exibidos ali eram mesmo filmes feitos pra televisão, é claro. Mas às vezes eles davam umas ´escapadinhas` nesse sentido.

    ResponderExcluir
  5. Hugo, realmente as produções da HBO são incomparáveis. Pena eu não ter esse canal...

    Bia, também acho que essas produções não são muito rentáveis, pois eles só lucram com o merchandising nos intervalos comerciais e depois com o lançamento em DVD/Bluray, mas nada que se compara com o lançamento nos cinemas...[]


    Celo, não conheço esse filme O CHACAL. Vou tentar encontrar.

    Léo, também adorava o Made for TV do SBT, mas não sabia que eles exibiam também filmes pro cinema. Pena que acabou a sessão e nenhuma outra emissora se "aventurou".

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. Mas que delícia de postagem!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei de HOMENS DE BEM. Adoraria ver O MENINO GRAPIÚNA, afinal sou grapiúna.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. Os filmes brasileiros tiveram uma melhora grande.
    O som era de qualidade horrível.
    Hoje já está um pouco melhor graças a tecnologia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Pessoal!!! Alguem pode me dizer onde eu encontro e baixo o telefilme O Madeireiro? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. tenho uma curiosidade: quanto tempo os telefilmes americanos da década de 80 levavam para ficarem concluídos, em média? Um mês? Dois meses...?

    ResponderExcluir