quinta-feira, 12 de julho de 2012

ENTREVISTA COM A CRÍTICA DE CINEMA TACILDA AQUINO - PARTE 2


Tacilda Aquino com seu sobrinho


Qual seu gênero preferido e de qual menos gosta?

Quando atuava sistematicamente, me via na obrigação de assistir todos os gêneros, até mesmo os besteiróis do estilo Todo Mundo em Pânico. Atualmente quando vejo o anúncio de um filme destes dou graças a Deus de não estar mais empregada. Além destas bobagens confesso que não gosto muito dos filmes de vampiros (não vi e nem sinto vontade de ver a trilogia Crepúsculo). Acho que gosto mais de drama porque ele, o drama, dá a chance de o cinéfilo apreciar grandes interpretações. Nos filmes de ação, o espetáculo geralmente fica por conta dos efeitos especiais.


Daniel Dantas e Andrea Beltrão em Pequeno Dicionário Amoroso
 O que você acha do cinema nacional? Será que um dia ele terá condições de concorrer com o cinema americano ou pelo menos de tornar-se uma indústria?

Temos grandes diretores e grandes filmes. Sempre tivemos. Desde os tempos da Vera Cruz, de Oscarito, Grande Otello, Glauber, Anselmo Duarte. Mas temos muita bobagem também. Acho que o maior pecado do cinema nacional ainda é o fato dele ser uma extensão da TV, da maior produtora ser ligada à maior rede de TV. Tenho uma certa preguiça de ir ao cinema e ver na telona os mesmo atores das novelas. Quando se tem a sorte de ver na tela uma história bem contada ainda dá, mas como a gente vê coisas como E aí.. Comeu? eu realmente fico triste. Mas temos bons filmes, e bons diretores e vale citar alguns que valem a pena rever, como de Walter Salles (Central do Brasil), Fernando Meireles (Cidade de Deus), José Padilha (Tropa de Elite 1 e 2), Karim Ainouz (O Céu de Suely), Jorge Furtado (Ilha das Flores), Eliane Café (Kenoma), Guel Arraes (O Auto da Compadecida). Entre os atores de TV que ainda valem a pena serem vistos na telona eu destaco o José Dumont, Selton Mello, Lázaro Ramos, Mateus Nachtergale, Marco Nanini. As atrizes, Fernanda Montenegro, Denise Fraga. Tem um filme brasileiro que gosto demais, chamado Pequeno Dicionário Amoroso, que a Sandra Werneck dirigiu em 1997, com Andrea Beltrão e Daniel Dantas, conhece? Gosto muito dele.


John C. Reilly, Jodie Foster, Christoph Waltz e Kate Winslet em O Deus da Carnificina
 Também adoro o Pequeno Dicionário Amoroso, Tacilda, mas com que freqüência você vê filmes? Diariamente, quando dá tempo, ou quando dá vontade?

Quando não dá para não deixar de ir. Quando estréia um filme de Polanski (O Deus da Carnificina), do Ridley Scott (Prometheus) ou uma nova aventura do Homem Aranha (meu super-herói predileto dos tempos em que lia HQs). Ou para ver a quantas anda o cinema nacional e descobrir que Assalto Ao Banco Central, de Marcos Paulo é uma grande roubada ou que E aí... Comeu? é de um tremendo mau-gosto. E tem a questão de quando tenho dinheiro também (risos)


Você vê mais filmes no cinema, em DVD ou na TV por assinatura? Qual deles é o seu preferido?

No cinema. DVD quase não vejo porque se não vejo na tela grande, baixo da internet e vejo na TV, aí quando sai o DVD já não tem muita graça ver de novo. No DVD vejo muitos shows musicais. Não existe nada que supere se assistir a um filme “no escurinho do cinema...”

Elenco de Law and order SVU
 Sei da sua paixão por séries de TV, que ultimamente estão com um padrão tão alto de qualidade que conseguem atrair atores do porte de Dustin Hoffman. Quais são suas séries preferidas?

Não gostei da séria estrelada por Dustin Hoffman. Assisti somente dois episódios. Gosto imensamente de Law & Order SVU, que vai entrar na décima quarta temporada, The Good Wife, Dexter, o serial killer que a gente odeia amar, mas não consegue evitar e Smash, cuja ação se passa nos bastidores de um musical da Broadway. Ocasionalmente vejo The Big Bang Theory e os clássicos Friends e Seinfeld.


Você ainda trabalha com crítica cinematográfica? Como é a sua rotina?

Não estou mais trabalhado. Trinta anos de jornalismo me renderam uma boa LER (Lesão Por Esforço Repetitivo) e tenho dores crônicas nos dedos quando digito por muito tempo. Mas ainda gosto de escrever e quando quero matar a saudade, cometo algum comentário para meu blog (www.tacilda-aquino.blogspot.com) e para o Jornal Opção (www.jornalopcao.com.br)


Tacilda, obrigado pela honra de me conceder essa entrevista. Foi a minha primeira. Não imagina o quanto sinto saudades daqueles tempos da pós-graduação em que estudávamos e depois sempre dávamos um jeito de nos reunir com os colegas e jogar conversa fora, sobre cinema ou coisas afins.

Grande abraço.


5 comentários:

  1. Legal a entrevista. Uma hora, gostaria de participar de uma.

    ResponderExcluir
  2. oi, Gilberto. Não comentei a primeira parte porque preferi esperar a conclusão da entrevista.
    Gostei muito da Tacilda Aquino, me identifiquei com muitas de suas opiniões. Só lamento por ela ter deixado a profissão.
    outra coisa que bateu comigo: eu adoro a série Law&Order SVU. Gosto mesmo! Não perco os episódios, e não importa o quanto reprisem, eu assisto de novo. Os personagens, todos eles, têm uma espécie de glamour, apesar de ser uma série sobre crimes hediondos e sexuais. Sou fã de todos, especialmente da Mariska Hargitay e, claro,Christopher Meloni; ele, infelizmente saiu da serie recentemente, para participar de uma outra série sobre vampiros.

    E já anotei aqui o filme O Deus da Carnificina. Não sabia desse filme.
    O elenco é excelente, pelo menos. rs. Fiquei com muita vontade de ver.

    Parabéns pela entrevista, Gilberto.

    Um abraço pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Ligéia, não deixei a profissão. Uma vez jornalista, jornalista até morrer. Continuo na ativa e ainda escrevo para o Jornal Opção e para meu blogo. Ele esta um pouco abandonado, mas de vez em quando eu o atualizo. Pretendo escrever sobre Batman na próxima semana. Vou ver o filme amanhã ou sábado.

      Excluir
  3. Muito boa a entrevista Gilberto, ainda não conheço a trabalho da Tacilda Aquino, mas já estou curioso para ler os escritos dela. Ficou muito bom o post!

    ResponderExcluir
  4. Bom conhecer as opiniões de Tacilda. Gostaria de conhecer o seu trabalho.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir