sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

OS MUPPETS


Conheci os Muppets através da série animada Muppet Babies (foto abaixo) exibida pelo SBT. A música de abertura era excelente.



Os Muppets (A porquinha Miss Piggy, Caco, o Sapo, Ênio, Beto, Rowlf, Cooke Monster, Garibaldo, Oscar, Gonzo, Rizzo, Urso Fozzie, Robin, Scooter, Dr. Bunsen Honeydew, o Cozinheiro Sueco, Statler e Waldorf) foram criados por Jim Henson em 1969. Ele foi um grande inovador da arte de bonecos. Começou aos 18 anos trabalhando com fantoches no show de TV Sam and his friends. Depois estudou teatro na Universidade de Maryland. No final dos anos 50 começou a criar personagens para o programa Vila Sésamo que também fizeram sucesso no Brasil. Mas em 1969 tirou da gaveta suas maiores criações, os Muppets, liderados pela porquinha Miss Piggy e pelo sapo Caco, que no original chama-se Kermit. Henson foi o manipulador e a voz de vários desses personagens enquanto viveu.



Cena do Muppet Show
Em 1976 estreou a série Muppet Show, exibida nas tardes de sábado pela Rede Globo, onde o sapo Caco apresenta um show de vaudeville estrelado por seus amigos e com um novo convidado a cada semana. Na primeira temporada foram Rita Moreno, Charles Aznavour, Peter Ustinov, Twiggy e Vincent Price.



A série de TV originou seis filmes, sendo o primeiro, Muppets – O filme (1984), considerado por alguns como o melhor deles. Acontece quando um agente encontra Caco cantando num pântano e o convida para fazer um teste em Hollywood. No caminho ele vai encontrando os outros Muppets que vão todos para o mesmo lugar. Também conhecido como O mundo mágico dos Muppets, tenta contar de forma romântica como teria sido a descoberta dos Muppets para o cinema. Tinha participações de Bob Hope, Orson Wells, Mel Brooks, Steve Martins, Richard Pryor e Telly Savallas.


Jim Henson e suas criações
The great muppet caper ou A grande farra dos muppets de 1981 foi dirigido pelo próprio Jim Henson. Nele, Caco e Foozie são irmãos gêmeos (apesar de um ser sapo e o outro urso) e trabalham como jornalistas e Gonzo os acompanha como fotógrafo. Os três são mandados para a Inglaterra para investigar o roubo de um colar de diamantes e se metem em muitas confusões.



Brooke Shields em Os Muppets conquistam Nova York
Os Muppets conquistam Nova York, dirigido em 1984 por Frank Oz (que também fazia a voz de Caco. Os fantoches ainda eram movidos por Jim Henson que faleceu em 1990. Nele os Muppets montam o show Manhattan Melodies e se mandam para Nova York para tentar a sorte na Broadway. Brooke Shields, Liza Minnelli e Jonh Landis faziam participações especiais.



Uma cena de Os muppets conquistam Nova York deu origem à série Muppet Babies. Nessa cena Miss Piggy imagina que ela e Caco cresceram juntos. A série retrata versões infantis dos muppets, quando eles eram crianças e vivem juntos num berçário e são cuidados por uma mulher chamada Nanny (da qual nunca vemos o rosto). Os personagens tinham uma imaginação muito fértil, viajavam por mundos imaginários e viviam grandes aventuras. A série durou de 1984 a 1990.


Os muppets na ilha do tesouro (1996) é baseado no clássico livro de Robert Louis Stevenson e foi dirigido por Brian Henson, filho de Jim Henson. Nele Jim Hawkins herda o mapa de um tesouro perdido. Na busca do ouro, ele encontra com o Capitão Smollet (Caco), o terrível Long John Silver e a temível Benjamina Gunn (Miss Piggy).


Muppets do espaço de 1999 conta a história de Gonzo, que recebe uma mensagem de seus parentes, que seriam extra-terrestres e viriam lhe fazer uma visita. Ficou inédito nos cinemas brasileiros, mas foi lançado em VHS e DVD. David Arquette, Andie MacDowell, F. Murray Abraham, Ray Liotta, Jeffrey Tambor e Katie Holmes fazem as habituais participações especiais.


Chris Cooper em Os Muppets
Os personagens estavam há 12 anos afastados do cinema, mas retornam agora com Os Muppets (que estreia hoje nos cinemas) e o auxílio de Jason Segel (Ressaca de amor) que é um grande fã da turma e co-roteirista do filme. Nele Segel vive Gary, um sujeito boa-praça que namora Mary (Amy Adams) há anos. O irmão de Gary é Walter (um muppet). O trio vai para Hollywood com o objetivo de visitar todos os lugares relacionados aos muppets, já que eles se separaram. Caco exilou-se no brejo, Miss Piggy virou editora de moda da Vogue francesa e o urso Foggie participa de uma banda cover chamada Moopets que imita os muppets em cassinos. O vilão é vivido por Chris Cooper.

...



5 comentários:

  1. Me agradan los Muppets, he visto la serie animada y algo de ellos en televisión, espero ver la película que tiene buenas críticas, en esa línea esta Hugo o Tin Tin también. Me simpatiza mucho Chris Cooper, me parece que es uno de esos actores secundarios con mucho potencial y talentoso. Los Muppets en la isla del tesoro me suena bien, me gustaría verlos ahí también. Un abrazo.

    Mario.

    ResponderExcluir
  2. Muppet Babies oh! quantas saudades!

    Jim Henson era um visionário. Sua arte na criação e manipulação de bonecos manipula lindamente as emoções humanas. Destaque para Frank Oz outro gênio por trás de tantos personagens puppets!

    Os estúdios Jim Henson é o melhor no mundo. Pretendo assistir este novo filme no cinema.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Mario, também gosto muito dos muppets e torço pelo sucesso do filme, pois assim, a série pode continuar.

    Rodrigo, também tenho tantas saudades dos Muppet babies. Conheci essa série animada antes dos filmes dos Muppets.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaa, que divertido! Ainda não vi o filme. Vou pegar meus afilhados e vamos todos para o cinema! HAHHAH

    ResponderExcluir
  5. Que gracinha os Muppets, Gilberto. Adorei!... Todos são engraçadinhos, mas a Miss Pig e o Caco são meus preferidos, rs.

    Muito bem lembrado!

    Abração.

    ResponderExcluir