terça-feira, 3 de julho de 2012

OS 50 ANOS DE TOM CRUISE



Thomas Cruise Mapother IV nasceu em Syracuse, Nova York em 03/07/1962.

Desde criança Tom Cruise enfrentou muitas barreiras como as constantes mudanças de cidade e escola, as brigas de família, o divórcio de seus pais quando ele tinha 11 anos e os problemas de aprendizagem provocados pela dislexia, uma disfunção neurológica que no seu caso atrapalha a memorização do significado das palavras. Sua mãe o obrigou a encarar o problema de frente quando disse que ele ia ter que trabalhar sério para aprender o que os outros aprendem com facilidade. Frequentemente obrigado a decorar longos textos, ele anda com um dicionário debaixo do braço durante as filmagens.


Iniciou carreira aos 16 anos, quando participou de uma montagem escolar do musical Guys and Dolls. Deixou de lado a timidez e foi para Nova York estudar arte dramática. Aos 19 anos (em 1981), conseguiu uma ponta no cult Amor sem fim (Endless love) e um papel maior em Toque de recolher. Dois anos depois fez Vidas sem rumo de Francis Ford Coppola que revelou também vários astros como Patrick Swayze, Matt Dillon, Ralph Macchio, Rob Lowe, C. Thomas Howell, Emílio Estevez e Diane Lane. Além do grande sucesso, Negócio arriscado que arrecadou 75 milhões de dólares só nos Estados Unidos e do equívoco Porky 3 que era um caça-níqueis que não tinha nada a ver com a série Porky’s e só recebeu esse nome para atrair o público jovem.


Em 1986 estrelou seu primeiro grande sucesso, Ases indomáveis (Top Gun) que ficou famoso também pela música Take my breath away e pode ganhar uma refilmagem em 2013. Além de um filme de Martin Scorsese sobre sinuca, A cor do dinheiro, ao lado de Paul Newman e Mary Elizabeth Mastrantonio.

Sua primeira indicação ao Oscar foi pelo soldado mutilado na Guerra do Vietnã em Nascido em quatro de julho (1989), seu papel mais difícil até então.

Com Mimi Rogers
Com Nicole Kidman

Sua vida amorosa sempre foi discreta e nunca faltaram boatos quanto a sua suposta homossexualidade. Entre 1987 e o final de 1989 foi casado com a atriz Mimi Rogers e em dezembro de 1990, casou-se com Nicole Kidman, com quem atuou em Dias de trovão, um filme sobre carros que tentava fazer tanto sucesso quanto Ases indomáveis, mas não conseguiu. Pelo menos serviu para ele conhecer Nicole. O casamento foi bem até De olhos bem fechados (1999), o filme testamento de Stanley Kubrick que mostrou que o casamento não ia muito bem. Os dois adotaram duas crianças e se separaram dez anos depois.

Com Katie Holmes

Em 2005, começou a namorar com Katie Holmes. No ano seguinte tiveram sua primeira filha, Suri. Mas foi também nessa época que ele perdeu um pouco de sua credibilidade, quando foi ao programa de Oprah Winfrey e parecia deseorientado, pulando no sofá e declarando seu amor a Katie e seu fanatismo pela Igreja da Cientologia, com a qual tinha se envolvido em 1990, por intermédio de sua primeira mulher, Mimi.

Em Magnólia

Recebeu uma segunda indicação ao Oscar (dessa vez como coajuvante) pelo belo “quebra-cabeças” Magnólia (1999), mas ele já tinha feito muitos filmes entre uma indicação e outra: Questão de honra (1992), A firma (1993), Entrevista com o vampiro (1994) e Missão impossível que foi o início de uma lucrativa franquia composta por quatro filmes (1996, 2000, 2006 e 2011). O último deles, Protocolo Fantasma foi responsável pelo retorno de Tom ao topo das bilheterias e lhe devolveu um pouco de sua credibilidade junto ao público. 

Na semana passada, Tom virou notícia novamente quando seu advogado anunciou sua separação com Katie depois de 05 anos de união. Agora Tom é o novo solteirão do cinema americano, depois de Johnny Depp que se separou da também atriz Vanessa Paradis.



FILMOGRAFIA COMO ATOR:
(os filmes marcados com * são os assistidos por mim)

1. All You Need Is Kill (2013) (pré-produção)
2. Oblivion (2013) (pós-produçāo) .... Jack
3. Jack Reacher (2012) (pós-produçāo) .... Jack Reacher
6. Encontro Explosivo (2010) .... Roy Miller *
10. Missão Impossível 3 (2006) .... Ethan Hunt *
11. Guerra dos Mundos (2005) .... Ray Ferrier *
12. Colateral (2004) .... Vincent *
13. O Último Samurai (2003) .... Nathan Algren
15. Vanilla Sky (2001) .... David Aames *
16. Missão Impossível 2 (2000) .... Ethan Hunt *
20. Missão Impossível (1996) .... Ethan Hunt *
22. A Firma (1993) .... Mitch McDeere *
23. Questão de Honra (1992) .... Lt. Daniel Kaffee *
24. Um Sonho Distante (1992) .... Joseph Donnelly *
25. Dias de Trovão (1990) .... Cole Trickle *
27. Rain Man (1988) .... Charlie Babbitt *
28. Cocktail (1988) .... Brian Flanagan *
29. A Cor do Dinheiro (1986) .... Vincent Lauria *
30. Top Gun - Ases Indomáveis (1986) .... Maverick *
31. A Lenda (1985) .... Jack *
32. A Chance (1983) .... Stefen Djordjevic
33. Negócio Arriscado (1983) .... Joel Goodsen *
34. Porky 3 (1983) .... Woody *
35. Vidas Sem Rumo (1983) .... Steve Randle *
37. Amor Sem Fim (1981) .... Billy *
Em Entrevista com o vampiro


E não se esqueça de fazer o bem:




9 comentários:

  1. Que os fãs do astro me perdoem....mas, entre acertos e erros entendo que o saldo de Cruise é negativo.

    Isso em minha visão e gosto.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho problemas com a dislexia.
    Todos erram, todos acertam, e todos encontram seus caminhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei conhecendo muitos fatos sobre Tom Cruise. Uma pena que sua vida pessoal esteja mais em evidência que sua carreira.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Cruise está longe de ser um dos meus atores favoritos!! Mas tenho q reconhecer seu carisma e talento nato de atrair holofotes! É uma pena que não seja apenas em sua vida profissional... Algo q me chama a atenção é que por mais que ele não seja nenhum espetacular ator, é impressionante como ele, ao lado de Keanu Reeves, toda vez que lançam algum filme, todos sempre param pra ver!!! Se agradam ou não, aí é outra história...

    E uma curiosidade, acho que dessa filmografia só não devo ter visto uns 2 ou 3 filmes...

    Abss

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quantas informações que eu desconhecia! Não sabia que ele era disléxico, por exemplo.

    Adoro Tom Cruise. Acho interessante esse negocio dele dispensar doubles me cenas arriscadas. Ele é um ator muito arrojado.
    E continuo naquela de achar os galãs mais galãs depois de maduros. Tom Cruise é mais uma prova.

    Gostei muito, Gilberto.

    PS.: O Johnny Depp solteiro... :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gilberto! Quando adolescente era ultra fã do Tom, hahaha, coisas da idade. O que me fez lembrar de acrescentar à minha lista de filmes Top Gun. Independente disso, e deixando as fantasias adolescentes para trás gosto dos filmes dele. O que eu não sabia mesmo era da separação do Jhonny Deep! Fazia bastante tempo que ele e a Vanessa estavam juntos...Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas um grande astro da fase atual do cinema.
    Gosto muito do trabalho de Cruise,
    Acho que como Lestat, em Entrevista com o Vampiro, ele merecia um Oscar, seu trabalho foi incrível assim como o filme que até hoje não entendo porque não teve uma sequencia, ainda mais agora depois dessa onda de "vampiros em voga"...

    ResponderExcluir
  8. Renato, realmente a vida pessoal de Tom chama mais atenção que a sua carreira.

    Janice, imagino que a dislexia é um empecilho, mas tudo pode ser superado com perseverança.

    Lê, os papeis dele deviam ser maiores que sua vida, assim a imprensa se preocuparia menos com isso.

    Felipe, é verdade, mesmo sem ser um ator excepcional ele sempre consegue atrair o público para seus filmes.

    Ligeia, ele é muito corajoso em fazer as cenas de ação sem dublê. Eu não me arriscaria. E o Johnny Depp está solteiro mesmo!

    Bia, também gosto dos filmes dele. Vejo tudo que posso.

    Jefferson, também adoro Entrevista com o vampiro. Li o livro de Anne Rice que também é muito bom. Merecia mesmo uma sequencia. Acho que não fazem devido ao fracasso que foi A rainha dos condenados, baseado em livro da mesmo autora e protagonizado pela cantora Aaliyah que acabou morrendo de forma trágica.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. "Magnólia" e "Nascido em 4 de Julho" continuam sendo, ao meu ver, as melhores atuações dele. Não o considero um ator formidável, mas acho que ele poderia ter trilhado uma carreira bem melhor se não fosse o envolvimento em obras um tanto inexpressivas do ponto de vista artístico..

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/compramos-um-zoologico.html

    ResponderExcluir