quinta-feira, 8 de novembro de 2012

TRÊS ANOS SEM ANSELMO DUARTE



Anselmo Duarte foi um dos sex simbols dos anos 50 e 60, quando atuou como galã em filmes como "Tico tico no fubá" (52); Sinhá moça (53); Apassionata (53); Absolutamente certo (57) e O caso dos irmãos Naves (67), mas é mais lembrado como o único diretor brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme "O pagador de promessas" (62).


Nasceu em Salto, SP em 21/04/1920. Atraído por um anúncio, aos 22 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para atuar como figurante no filme "It's all true" (42) de Orson Wells que ficou inacabado depois que o diretor brigou com os produtores americanos. Este filme apesar de inacabado, era idolatrado por Rogério Sganzerla que dedicou três filmes seus ao assunto: "Nem tudo é verdade" (86), "Tudo é Brasil" (1997) e "O sígno do caos" (2005); Em seguida, Duarte atuou novamente como figurante em "Querida Suzana" (47) até ser contratado como galã da Atlântida e da Vera Cruz onde fez vários filmes carnavalescos e romances mais sérios.

Leonardo Villar e Glória Menezes em O pagador de promessas

Estreou como diretor em 1957 com o filme "Absolutamente certo", onde também fazia o protagonista. Mas apesar deste ser um filme talentoso, ninguém podia prever o sucesso que estava por vir com "O pagador de promessas" (62), baseado na peça homônima de Dias Gomes, que ganhou dezenas de prêmios nacionais e internacionais, sendo o mais importante, a Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde venceu concorrentes de peso, como Luis Buñuel com "O anjo exterminador" e Michelangelo Antonioni com "O eclipse", além de uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, que infelizmente perdeu. Depois disso, ficou conhecido como o homem da Palma de Ouro, título de sua autobiografia lançada pela Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Dirigiu nove outros filmes, mas nenhum com o mesmo sucesso. Morreu em 07 de novembro de 2009, aos 89 anos.


No total dirigiu onze filmes, sendo os principais:
* Absolutamente certo (57)
* O pagador de promessas (62)
* Vereda da salvação (64)
* Um certo capitão Rodrigo (71) 
* O crime do Zé Bigorna (77)
* Os trombadinhas (79)

E participou de 36 filmes como ator, tais como:
* Aviso aos navegantes (50) 
* Tico tico no fubá (52)
* Depois eu conto (56)
* Absolutamente certo (57)
* O caso dos irmãos Naves (67)
* Madona de cedro (68)
* Independência ou morte (72)
* Assim era a Atlântida (75)
* A casa das tentações (75)
* Tensão no Rio (84)

P.S. Hoje é aniversário do meu pai:
- TE AMO, PAI!




3 comentários:

  1. Ainda bem que envelhecemos.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Até hoje O Pagador de Promessas é lembrado como um clássico do nosso cinema.

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem. O Pagador de Promessas, como disse o amigo do comentário anterior é um clássico.

    Pessoalmente prefiro mil vezes o filme, do que a série da Globo.

    abs

    ResponderExcluir