A partir de novembro, os canais de
entretenimento da Tv paga (todos menos os de notícias e esportes) estão obrigados a apresentar 3 horas e 30 minutos de conteúdo brasileiro por semana, das 18 h à 0
h. Quero saber quando farão isso com a Tv aberta também.
A Ancine (Agência Nacional de Cinema)
não impôs limite de reprises. Os canais poderão exibir um mesmo programa
indefinidamente durante um ano.
A decisão foi criticada por João
Mesquita, diretor-geral dos canais Telecine, que disse que a exibição de filmes
nacionais de baixa bilheteria vai derrubar a audiência, já que o canal já
compra os filmes de maior sucesso. O Telecine Cult dedicado aos clássicos também
deve fazer o mesmo, concorrendo com o Canal Brasil. Já que o TC Cult é dedicado
aos clássicos, por que não exibe as chanchadas da Atlântica, ou os filmes das
produtoras Maristela, Cinédia e tantos outros?
Já era mais do que hora disso acontecer. Confira na tabela abaixo como foi a exibição de filmes na Tv paga em 2008, com a escassa exibição de filmes nacionais (com exceção do Canal Brasil).
Outra boa notícia para os filmes brasileiros na Tv paga, foi a classificação da Ancine para os canais brasileiros de espaço qualificado. A partir de novembro, a cada seis canais de espaço qualificado (como Cartoon e Telecine), as operadoras devem oferecer um canal brasileiro de espaço qualificado, que são aqueles que exibem no horário nobre, três horas de conteúdo nacional, como Cinebrasiltv, Canal Brasil, Prime Box Brasil, O canal independente e TV Rá tim bum. Em setembro do ano que vem, a obrigatoriedade passa a ser de um canal brasileiro para cada três qualificados. Tomara que todas as operadoras cumpram a legislação.
Tive esta informação durante meu curso para a ANCINE, pois tive aulas de legislação audiovisual. Sem dúvida é uma iniciativa bacana, pois precisamos valorizar o que é nosso também. Abraços.
ResponderExcluirGosto de filmes brasileiros, assisto bastante o Canal Brasil, mas não sou a favor da medida que obriga os canais a passarem filmes nacionais. Exigir que um canal de conteúdo nacional faça parte dos pacotes das operadoras eu considero correto, mas interferir na programação de outros canais é um exagero e cheira a populismo, assim como obrigam a tocar o hino nacional antes de eventos esportivos.
ResponderExcluirComo você mesmo citou, existe a obrigatoriedade das três horas e meia, porém o conteúdo pode ser repetido. Você deve ter visto que canais como Warner, Sony e AXN estão repetindo a exaustão filmes como "Os Dois Filhos de Francisco", "Era Uma Vez Dois Verões", "O Homem que Copiava" e "Casa de Areia".
Resumindo, todos perdem. O canal perde a audiência por falta de filmes diferentes e o público deixa de ser assistir em virtude da repetição.
Abraço
Aliás, quantas produções brasileiras tão legais que até hoje nunca passaram na televisão, né?
ResponderExcluirQue pena!
Tenho que confessar: não sou muito fã de filmes brasileiros, vejo só os que me despertam interesse. Já nem gosto de comédias, e as comédias brasileiras são muito escrachadas, humor pobre e grosseiro, com exceções, claro, e isso na minha modesta opinião. Já os dramas eu gosto de ver, também com as exceções.
ResponderExcluirNo mais, li e concordo com os termos do Hugo.