sábado, 18 de maio de 2013

ANJOS DO SOL


Hoje, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  Esse ato vergonhoso, infelizmente é muito comum e deixa marcas para toda a vida. Esse dia é dedicado à reflexão e às denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 100.

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira de uma menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com 08 anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muitos acompanharam o desenrolar do caso, mas poucos foram capazes de denunciar e o silêncio acabou por decretar a impunidade dos culpados.

O cinema brasileiro denunciou o fato em 1996 com o filme Anjos do Sol, dirigido por Rudi Lagerman que conta a história de Maria (Fernanda Carvalho), uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta Amazônica. Lá encontra outras meninas que passam pelo mesmo que ela. Vera Holtz dá uma show de interpretação.






3 comentários:

  1. Oi, Gilberto, como vai? Ontem a secretaria de educação da minha cidade pediu que trabalhássemos o tema em sala de aula, para servir de alerta, como prevenção. Mas confesso que pra mim foi difícil abordar o tema com crianças de 7, 8 anos...é como se assim roubássemos um pouco de sua inocência, mesmo que seja um ato preventivo.
    É lamentável que, quem tem esse hábito, não se dê conta do estrago que faz na vida de uma criança. Curioso saber que houve um filme brasileiro sobre o tema.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. No início dos anos 90, passava na extinta Rede Manchete um programa jornalístico chamado Documento Especial: Televisão Verdade. E eu me lembro que um dos programas mostrou uma reportagem sobre um garimpo em que acontecia exatamente isso que você descreveu aí. Parece até que eu revi a reportagem agora!

    ResponderExcluir