sábado, 27 de julho de 2013

TEMPOS DE PAZ



Direção: Daniel Filho. Com: Tony Ramos, Dan Stulbach, Louise Cardoso, Daniel Filho, Ailton Graça, Anselmo Vasconcelos, Felipe Martins e Maria Maya. Drama, 80 min.

Após o estrondoso sucesso de “Se eu fosse você 2”, Daniel Filho lançou esse drama baseado na peça Novas diretrizes em tempos de paz de Bosco Brasil, que ficou em cartaz no teatro por vários meses, já o filme, infelizmente não fez grande bilheteria e se trata de baixo orçamento.

A história se passa em abril de 1945. Os combates já cessaram na Europa, mas o Brasil ainda está em guerra e com medo da invasão de nazistas. Segismundo, um fiscal alfandegário e torturado tem um embate com um polonês (Dan Stulbach) que ele suspeita ser um espião e tenta negar-lhe o visto de permanência no Brasil. Paralelamente, um médico (Daniel Filho) que foi torturado por Segismundo, procura por ele para encará-lo nos olhos.

Fala dos horrores sofridos nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial, das torturas que eram efetuadas também aqui no Brasil e dos presos políticos. Inclusive no final aparecem fotos de estrangeiros que se naturalizaram brasileiros naquela época, como Berta Loran, Ziembinski e Nídia Lícia.

O polonês é ator e usa da interpretação e de suas palavras para fazer o fiscal chorar e conseguir o tão sonhado visto. O personagem fala o tempo inteiro que depois de tantas atrocidades sofridas durante a guerra, o teatro não tem mais sentido, mas depois há uma reviravolta e o filme acaba funcionando como um exaltador dele.

Tempos de paz é um filme de guerra, mas que não mostra cenas de guerra. Na maior parte do tempo tem só os dois atores em plena forma.




Um comentário:

  1. Não sou muito de ver filmes nacionais. É eu sei, é feio isso; é feio mas é verdade. Preciso mudar isso.

    um beijo , Gilberto.

    ResponderExcluir