segunda-feira, 9 de setembro de 2013

LANTERNAS VERMELHAS



Direção: Zhan Yimou. Com: Gong Li, He Calfei, Cao Guifen, Ma Zingwu, Zhao Qi. 125 min.

A China é um país bem tradicionalista e é isso o que aborda o filme Lanternas vermelhas de Zhang Yimou (Herói, O clã das adagas voadoras).

Depois que o pai de Songlian (Gong Li) morre, ela tem que abandonar a universidade e se casar com um homem mais velho, que é rico e tem outras três esposas. As lanternas vermelhas acesas na casa de uma delas serem para anunciar que o seu senhor vai dormir ali naquela noite. A escolhida tem direito a massagem nos pés, pois eles acreditam que se a mulher está com os pés descansados, pode agradar melhor ao seu marido. Então as quatro mulheres usam de artimanhas para passar a noite com ele. A primeira senhora é mais velha que as demais e a que menos aparece na história. A segunda parece mais conformada com a situação, enquanto a terceira é revoltada e finge estar doente para receber atenção do marido. Enquanto Songlian de início não se importa com isso, depois de um tempo percebe que tem privilégios quando as lanternas estão acesas à sua porta, como poder escolher o cardápio do jantar e usa também de artimanhas para mantê-lo por perto. Mas como na vida real, as aparências enganam e ninguém é tão bom ou mal quanto parece e a felicidade não é tão simples de ser alcançada. Uma bebedeira no dia do seu aniversário, faz Songlian botar tudo a perder.

Lanternas vermelhas é um filme lento e contemplativo,mas em nenhum momento, chato. Mostra o amor de quatro mulheres (ou melhor, cinco, já que a criada de Songlian também é apaixonada por ele) pelo mesmo homem e a dor que sentem em ter que dividi-lo com as demais e aceitar tradições ultrapassadas, mas que são mantidas, mesmo que isso custe a felicidade de todos. Para ver, rever e refletir. (8,5)


5 comentários:

  1. Assisti uma vez e achei bem bom, mas acho que o melhor da carreira desse diretor é mesmo Herói.

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme faz pouco tempo e concordo.....apesar de lento não é chato.

    Belo filme que retrata o tradicionalismo chinês.

    Gosto do trabalho final da obra. abs

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, como é bom voltar aqui e me deparar com um filme tão interessante: nunca me esqueço de um Corujão (ou teria sido uma Sessão de Gala?) global onde apreciei bastante este filme numa perdida noite insone no tempo... Apaixonei-me pela Gong Li no ato! Belo filme, cheio de metáforas maiores dentro do microcosmo deste excêntrico "pentágono amoroso", tal como em qualquer bom filme de Zhang Yimou (de quem só não gostei do citado "Clã das Adagas Voadoras")!

    A propósito, gostei muito da sessão de fotografias de "flores pelo caminho": legal mudar a vertente costumeira do blogue, né?

    Abração e apareça, meu caro!

    ResponderExcluir
  4. Assisti e achei diferente e interessante. Um abraço, Gilberto, espero que esteja tudo bem contigo.

    ResponderExcluir
  5. é um dos meus filmes favoritos juntamente com o cheiro da papaya verde q eu tb adoroooo
    lanternas vermelhas tem um ritmo lento mesmo mas não desperdiça uma só tomada de tão belo delicado e profundo
    consegue ser ao mesmo tempo intimista e retratar uma sociedade
    pra mim é uma obra prima

    ResponderExcluir