sexta-feira, 2 de março de 2012

FILMES ASSISTIDOS EM FEVEREIRO

Don Cheadle em Hotel Ruanda

01. Cartola – Música para os olhos **
Tem uns toques de Julio Bressane e cenas de alguns de seus filmes, como Bras Cubas. Gostei de Camila Pitanga como a amante dele e algumas músicas da trilha sonora e inclusive gravadas por Ney Matogrosso posteriormente.


02. XXY ***
Uma hermafrodita, que é tratada pelos pais como menina, se apaixona por um garoto que vai com os pais passar uns dias em sua casa e avaliar o seu caso para cirurgia. Delicado.


03. Simonal – Ninguém sabe o duro que dei ***
Não conhecia a carreira do cantor Wilson Simonal e esse filme foi muito revelador por mostrar todos os percalços que ele passou, sendo acusado de delação dos colegas da MPB. Não vou dizer que fiquei fã de suas músicas, mas mesmo assim achei interessante conhecer a sua história.


 
04. Deserto Interior **
Um filme mexicano que toca no tema delicado da fé, quando um pai pensa que todos os seus filhos vão morrer por causa de um erro seu do passado. Mas como toda novela mexicana, se perde no meio do caminho, se alonga demais e não empolga.


 
05. Loki – Arnaldo Baptista **
O primeiro filme produzido pelo Canal Brasil, mostrando o sucesso da banda Os mutantes, o amor de Arnaldo por Rita Lee, a tentativa de suicídio e o retorno aos shows.


06. Bee Movie – A história de uma abelha ***
Muito engraçadinho. Não sou fã de Jerry Seinfeld que dubla o personagem principal, mas vi a versão dublada na Rede Globo (haja comerciais). A melhor cena é quando toca a música Sugar Sugar (que foi tema de abertura da novela Despedida de solteiro) durante uma alucinação de um dos personagens.


07. Cada um tem a gêmea que merece **
Adam Sandler erra mais uma vez nessa comédia sem graça e escatológica. Depois comento mais sobre esse filme.


08. Viagem 2 – A ilha misteriosa ***
Continuação de Viagem ao Centro da Terra (2008). Vi em 3D no cinema, antes de ver a primeira parte. Realmente Dwayne Johnson (The Rock) melhora como ator e chega a ser simpático (até cantando) substituindo Brendan Fraser, protagonista da primeira parte. Luiz Gusman é um show a parte e quase rouba o filme.


09. Loveless **
Esse filme confuso e com elenco desconhecido nem chega a ser longa metragem, já que só tem 61 minutos. Nada contra a curta metragem, só contra a chatice e inutilidade.


10. Onde está a felicidade? **
Adorei o filme anterior de Bruna Lombardi (roteirista) e Carlos Alberto Riccelli (diretor), O signo da cidade, mas esse é tão descartável e sem graça. Uma apresentadora de programa de culinária que depois de achar que está sendo traída pelo marido, decide fazer o caminho de Santiago de Compostela. O filme se alonga demais e chega a cansar.


 
11. O príncipe **
Gosto dos filmes de Ugo Giorgetti e seu amor por São Paulo, mas esse é tão sem graça e além de tudo a participação de Bruna Lombardi é tão pequena.


 
12. Sem saída ***
Taylor Lautner prova que pode ter fôlego depois do fim dos filmes da saga Crepúsculo, apesar de sua apatia e rosto imutável. Pelo menos tem a participação de Sigourney Weaver sempre eficiente.


13. A saga crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 **
Confesso que nunca fui fã da saga Crepúsculo e vejo só por desencargo de consciência, já que todos veem. Nesse capítulo não acontece nada de importante. Bella e Edward se casam, ela tem o filho e só.


 
14. Viagem ao centro da Terra (2008) ***
Aventura despretensiosa estrelada por Brendan Fraser a partir do Livro de Julio Verne.


15. O retorno de Johnny English ** ½
Prefiro Rowan Atkinson como Mr. Bean (aliás, quem não prefere?). Gostei mais da primeira parte que tinha algumas músicas do ABBA, mas pelo menos esse tem a participação de Gillian Anderson de Arquivo X.


16. Queime depois de ler *** ½
Uma comédia de humor negro dos irmãos Coen com grande elenco. Brad Pitt faz um papel totalmente diferente dos outros, bem lesado e que infelizmente desaparece depois de um tempo.


17. London *** ½
O protagonista é feito por Chris Evans. Jason Statham faz um coadjuvante vulnerável, bem diferente dos fortões que ele interpreta atualmente.


18. O preço da paz **
Uma megaprodução brasileira estrelada por Herson Capri. Meio sem graça, pois se perde nas histórias paralelas. Nem chegou a ser lançado nos cinemas devido a brigas entre os produtores.


19. Hotel Ruanda ****
O melhor filme que vi nesse mês, mostrando a guerra civil entre os habitantes de Ruanda, na África. Como todas as guerras, sem nenhum motivo aparente. Don Cheadle foi indicado ao Oscar pelo papel.

10 comentários:

  1. Meu favorito dessa lista é Queimde Depoi de Ler, comédia impagável dos Coen!

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tirando "Hotel Ruanda", "Queime depois de ler" e "Simonal" (ainda não vi os outro documentários nacionais que citaste, mas quero muito ver) - e "Bee Movie", que é bem legalzinho (não gostas de Seinfeld?! Considero-o o gênio "atual" das 'stand-up comedies'! E não estou só...), com todo o respeito, meu caro: mas como tens visto porcarias, rsrs! Vamos melhorar esta lista para março, fazendo o favor!

    Conseguiste ver (e gostaste) de "Sem saída"?! Ok...

    Duas últimas considerações: um longa, para o maior número de classificações, é considerado como o filme que tem a metragem superior a 60 minutos; e, caso o ajude a não mais gastar seu precioso dinheiro vendo "Crepúsculo", eu não vejo nenhum!

    Meu abraço e apareça sempre!

    ResponderExcluir
  4. Listando os que assisti:

    "XXY" é um drama sensível - Nota 7,5

    "O Príncipe" é um filme interessante para quem mora e conhece SP. O diretor Ugo Giorgetti é craque em mostrar as transformações da cidade - Nota 9

    "Queime Depois de Ler" - Deliciosa comédia dos Irmãos Cohen - Nota 8,5

    "Hotel Ruanda" - Filmaço sobre um dos capítulos mais cruéis da história da humanidade, que rendeu também o ótimo "Tiros em Ruanda" - Nota 8,5

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de QUEIME DEPOIS DE LER, ou melhor, gosto de tudo dos Cohen.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Antonio, realmente todos os filmes de Coen são ótimos, com exceção de Bravura indômito que achei um saco.

    Hugo, gostei dos comentários e das notas que você deu aos filmes que assistiu da minha lista.

    Dilberto, vi algumas porcarias esse mês. Não sei se pela falta do megaupload. Vou tentar melhorar baixando pelo torrent. Mas várias fontes informam que longa metragem é aquele filme que tem acima de 70 minutos...

    Rafael, Queime é mesmo ótimo. Não sei quem do elenco está melhor.

    ResponderExcluir
  7. Gilberto, a predominância encontra-se mesmo em relação a 60 minutos, mas há vários outros institutos que aumentam ou diminuem tal duração, em média, em 10 minutos...

    Quanto aos 'downloads', tu andas procurando mal: há muitos bons 'sites' desta categoria resistindo na 'internet' e sobrevivendo à morte do Mega e à chatice do Torrent! Comentei na postagem dos Morcegos que baixei quase TODOS os filmes do Oscar após a morte do Megaupload, mas acho que você não observou isso...

    Em tempo: o Fileserve e o DepositFiles ainda resistem bravamente, embora alguns arquivos já tenham sio retirados...

    ResponderExcluir
  8. O filme da Bruna Lombardi ao qual vc se refere é O Signo da Cidade e não o signo do caos.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, o primeiro filme da Bruna Lombardi e do Riccelli é O sígno da cidade. O signo do caos é o nome de um filme do Rogério Sganzerla, muito chato, nem se compara com o primeiro. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Queime Depois de Ler é sensacional! Gostei demais, e me diverti muito! Gosto muito do John Malkovich, e ele está impagável nesse filme. Só vi o primeiro Crepúsculo. Não dá! Hotel Ruanda é excelente.

    Um abraço, Gilberto.

    ResponderExcluir