terça-feira, 16 de setembro de 2014

DO LADO DE FORA


Tenho o costume de ir no shopping uma vez por mês (já que minha cidade é pequena e o shopping mais perto fica em Goiânia) comprar a edição atual da Revista Monet, que é o Guia de Programação da NET (eu não tenho NET, mas a revista é muito útil para eu acompanhar a programação dos canais da OI). Apesar de achar que a Monet dá muita prioridade às séries de TV e eu não costumo assistir a nenhuma série. Minha preferência são os filmes.

Domingo passado era o dia marcado para tal evento, mas como olhei por alto a programação dos cinemas e não encontrei nenhum filme que me interessasse, estava quase desistindo, quando fiquei sabendo que estava em cartaz o filme DO LADO DE FORA, nem sabia da sinopse, só que se tratava de um filme brasileiro, mas isso já foi o bastante para decidir.


Fiquei meio decepcionado quando cheguei na porta do cinema e vi o cartaz do filme que é meio sem graça. Vários sapatos pretos e no meio deles um de salto alto típico das drag queens e a chamada “Uma comédia assumidamente divertida”.

A fila de compra do ingresso estava enorme. Todo mundo ansioso pra ver o blockbuster Hércules e fiquei até com medo de perder o início da sessão, mas deu tempo. Ainda bem que existem os trailers para dar um tempinho pra quem chega atrasado nas sessões.


Dois rapazes, Mauro (Luiz Vaz) e Rodrigo (Maurício Evanns) vão pela primeira vez à Parada Gay, levados pelo tio do primeiro, Vicente (Marcello Airoldi) e no caminho se deparam com um gay sendo agredido por homofóbicos, Roger (André Bankoff) e o defendem.

Enquanto cuidam dele, suas histórias se revelam e todos chegam a conclusão que nenhum deles se assumiu ainda, mas prometem fazer isso até a Parada do ano seguinte. O pior caso é o de Roger que é casado, já tem um filho e a esposa ainda está grávida de novo. Mesmo assim se envolve com Vicente e começa a contar algumas mentiras para a esposa e para a sogra, vivida pela hilária Silvetty Montilla.


Mauro é bem espalhafatoso, sonha em ser drag queen, mas ainda não contou para os pais que são evangélicos, sua orientação sexual; Lucas é mais contido e arruma um namorado na escola, até com certa facilidade. Há ainda um casal de lésbicas, uma dona de uma loja de roupas e outra blogueira que fica chocada com a agressividade dos homofóbicos e com o enrustimento de quem não tem coragem de se assumir como gay.

Antes de ver o filme, estava em dúvida sobre o porquê do título, mas tem relação com sair do armário, a gíria para se assumir.



Gostei demais de Do lado de fora. É daquele tipo de filme alegre, que faz a gente sair do cinema feliz e para coroar ainda tem na trilha sonora, a música Noite Preta de Vange Leonel em versão remixada. A música foi tema da novela Vamp (1991) e é uma das minhas preferidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário