terça-feira, 9 de setembro de 2014

OS MAIORES SALÁRIOS DE HOLLYWOOD


Atualmente os filmes americanos estão cada vez mais grandiosos, com orçamentos que ultrapassam facilmente a casa dos $ 200 milhões. Atores como Jim Carrey e Robert Downey Jr. recebem salários astronômicos por filme.

Confira os 10 salários mais altos de Hollywood:

JIM CARREY: $ 35 milhões
Para protagonizar a comédia Sim Senhor, Jim Carrey coneguiu um feito inédito: ele trabalhou sem nenhum salário fixo, tendo garantido para seu bolso 33% dos lucros do filme, o que representa uma quantia bem acima do padrão recebido pelos astros de Hollywood. No fim, Carrey faturou com a comédia U$ 35 milhões, o maior salário de sua carreira.


ROBERT DOWNEY JR.: $ 50 milhões
Para protagonizar a comédia Sim Senhor, Jim Carrey coneguiu um feito inédito: ele trabalhou sem nenhum salário fixo, tendo garantido para seu bolso 33% dos lucros do filme, o que representa uma quantia bem acima do padrão recebido pelos astros de Hollywood. No fim, Carrey faturou com a comédia U$ 35 milhões, o maior salário de sua carreira.

WILL SMITH: 54 milhões
Sempre atacando de produtor nos filmes em que atua, Will Smith conseguiu faturar o equivalente a U$ 54 milhões por Bad Boys II. Mas dessa quantia, U$ 20 milhões foram seu salário fixo e os outros U$ 34 milhões o equivalente a 20% do faturamento do filme nas bilheterias.


LEONARDO DICAPRIO: 59 milhões
Quando atuou em Titanic, DiCaprio já havia faturado uma quantia bastante considerável para um ator de apenas 23 anos: U$ 40 milhões. Se até então esse havia sido seu maior salário, as coisas mudaram quando ele participou do sucesso A Origem. O contrato previa um cachê de U$ 20 milhões, mas o ator também conseguiu incluir uma pequena porcentagem dos lucros do filme.


JOHNNY DEPP, JACK NICHOLSON E ADAM SANDLER: 60 milhões
Jack Nicholson ganhou seus U$ 60 milhões para interpretar uma das mais famosas versões do Coringa, em 1989. Na época o salário foi considerado totalmente fora dos padrões de Hollywood. Mais tarde, ao protagonizar Tratamento de Choque, tanto ele, quanto Adam Sandler, ganharam a mesma remuneração: U$ 60 milhões.
Já Johnny Depp, após receber “apenas” U$ 20 milhões pelo primeiro filme da série Piratas do Caribe, conseguiu renegociar seu salário para os filmes seguintes. Já na continuação, Piratas do Caribe – O Baú da Morte, Depp recebeu U$ 60 milhões. Em Piratas do Caribe – No Fim do Mundo, terceiro filme da franquia, o ator teve uma pequena redução, recebendo U$ 50 milhões e U$ 55 milhões por Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas.


HARRISON FORD: 65 milhões
Depois de uma trilogia de sucesso, Harrison Ford foi convidado anos depois para retornar ao papel do arqueólogo Indiana Jones em um quarto filme. Sabendo do sucesso dos filmes anteriores, Ford acabou abrindo mão do salário fixo e optou por uma participação nos lucros como remuneração. A produção faturou quase U$ 800 milhões no mundo todo e Harrison Ford conseguiu os incríveis U$ 65 milhões.

TOM HANKS: 77 milhões
No início dos anos 90, Tom Hanks cobrava cerca de U$ 10 milhões para estrelar algum filme. Mas em 1994, quando foi convidado para protagonizar Forrest Gump – O Contador de Histórias, o ator decidiu mudar de ideia e pediu, além do salário, 10% da bilheteria final. O resultado disso? Um Oscar, um Globo de Ouro e U$ 77 milhões em sua conta.


TOM CRUISE: 100 milhões
Tom Cruise sempre foi expert em negociação de contratos. Por isso ele sempre acaba faturando os maiores salários que se pode imaginar. Pela franquia Missão Impossível, o ator recebeu U$ 70 milhões no primeiro filme e quarto filme e U$ 75 milhões no segundo e terceiro.
Mas foi em Guerra dos Mundos que o ator faturou seu maior salário: U$ 100 milhões. Abrindo mão do cachê fixo, algo que é bastante comum, Cruise decidiu pedir uma participação nos lucros do filme. Por 72 dias de trabalho e ele acabou recebendo uma quantia que superou muitos cachês.



BRUCE WILLIS: 120 milhões
Astro da franquia Duro de Matar, Bruce Willis é um dos mais renomados atores de Hollywood. Mas ao contrário do que se pensa, não foi interpretando o policial John McClane que Willis faturou seu maior salário. Em 1999, o ator foi convidado para atuar em Sexto Sentido, filme independente que não dava sinais de que seria um sucesso. Para participar da produção, o ator pediu cerca de U$ 14 milhões, bem abaixo do seu cachê habitual, e 17% do faturamento. Mas o sucesso surpreendente do filme, que faturou U$ 672 milhões na bilheteria, renderam à Bruce Willis o seu maior salário: U$ 120 milhões. Em contrapartida, o novato Haley Joel Osment contou com “míseros” U$ 150 mil.

KEANU REEVES: 126 milhões
Pode ser que hoje, Keanu Reeves não esteja em seu melhor momento, mas em 1999 o ator apareceu no papel principal de uma das franquias de maior sucesso no mundo: Matrix. E para dar vida ao protagonista Neo, o ator recebeu U$ 56 milhões no primeiro filme, representando U$ 10 milhões do cachê fixo e 10% dos lucros. Já para o segundo filme, o ator decidiu aumentar a pedida: U$ 15 milhões fixos + 15% dos lucros. O resultado? U$ 126 milhões e o salário mais alto já recebido por um ator de Hollywood. Mas desse dinheiro todo, cerca de U$ 81 milhões foram doados para a equipe do filme. Generoso ele, não?



2 comentários: