quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FILMES BRASILEIROS NA MOSTRA DE SÃO PAULO - PARTE 2


COM OS PUNHOS CERRADOS
De. Luiz Pretti, Ricado Pretti e Pedro Diógenes

Eugenio, Joaquim e João colocam suas vozes para gritar pela liberdade enquanto planejam a revolução através de uma rádio clandestina. Eles invadem as transmissões das rádios tradicionais de Fortaleza com poesias, músicas, citações, arquivos de som e provocações. Certa noite, eles são vistos disfarçados pelas ruas da cidade, em ações que atacam a sociedade burguesa e capitalista. Franco, empresário influente e magnata do forró, decide destruir a rádio a qualquer custo. Quando o perigo começa a rondar, surge Salomé, uma ouvinte bela e misteriosa que quer se unir a eles na revolução. A chegada dela pode transformar o destino deles.


DESERTO AZUL
De Eder Santos

Em uma era na qual a religiosidade, os esportes, a memória e a verdade entraram em desuso, os encontros já não acontecem apenas no âmbito da presença física. "ELE" busca a elevação de sua consciência por meio de sonhos e intuições. Revelações através de símbolos o conduzem a um caminho evolutivo marcado pelo contato enigmático com sua alma gêmea. Sua jornada pelo Deserto Azul vem revelar a oportunidade de entender o propósito da vida e os significados da existência humana.

ELA VOLTA NA QUINTA
De André Novais Oliveira

Alguém partiu, alguém ficou.


ENCANTADOS
De Tizuka Yamazaki

Na Ilha de Marajó, Zeneida nasceu predestinada a ser pajé, mas seu pai esconde isso dela. Enquanto enfrenta os desafios de se tornar mulher, ela tem acessos de pânico e ira. O pai quer interná-la num hospício, mas quando ela encontra seu grande amor, Antônio, eles fogem para a floresta e entram em contato com o mundo mítico dos caruanas. Sem que perceba, a menina encontra seus antepassados, a linhagem dos pajés que vive na natureza. Antônio e Zeneida lutam para salvar o seu amor, mas são surpreendidos com a notícia que Zezé, mãe dela, está à morte. Só Zeneida, agora como pajé, pode salvá-la.

HIPÓTESES PARA O AMOR E A VERDADE
De Rodolfo Vasquez Garcia

O filme é uma adaptação da peça teatral homônima encenada pelo grupo teatral Os Satyros. Foram entrevistados mais de 200 personagens da região central de São Paulo, incluindo residentes, prostitutas, traficantes, empresários, transexuais, michês, atores e músicos. Esses depoimentos foram o ponto de partida para construir a trajetória de onze personagens que se cruzam durante uma noite na cidade.

ILEGAL
De Raphael Erichsen e Tarso Araújo

De um lado, uma menina de cinco anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível. O filme mostra a luta de um grupo de mães contra a burocracia e o preconceito para garantir aos seus filhos o direito à saúde. Mostra também como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da cannabis medicinal.


INFÂNCIA
De Domingos Oliveira

Um dia na infância de Rodriguinho num casarão de Botafogo, Rio de Janeiro, nos anos 50. Ele é filho de Conceição, neto da matriarca Dona Mocinha e filho de Henrique, o rapaz pobre que entrou para a família. Orlando é o tio bêbado com 40 anos, que vive às custas da mãe. No mesmo dia em que morre a cachorra de Rodrigo, que comeu as naftalinas que a avó botou nos armários, vem à tona o fato de que Henrique, procurador de Mocinha, vendeu sem permissão dois terrenos da severa senhora. Tudo ocorre sob a expectativa do discurso de Carlos Lacerda, em meio às tensões que precederam a queda de Getúlio Vargas.

INSUBORDINADOS
De Edu Felistoque

Janete tem 32 anos e sua vida está em suspenso. Com o pai, um coronel da PM reformado, internado em estado terminal, ela não faz mais nada além de passar os dias ao lado dele no hospital. Enquanto espera o fim inevitável dessa jornada dolorosa, Janete escreve sem parar, às vezes no laptop, às vezes num caderno. Ao longo dos dias, Janete cria uma trama policial que a ajuda a entrar em contato com seus medos e desejos mais profundos, uma válvula de escape que revela muito do que ela é e de como ela enfrenta essa situação tão dura. Uma história sobre a vida após a morte de quem amamos.


JOELMA 23º ANDAR
De Clery Cunha

Jovem sensitiva consegue trabalho num dos escritórios do edifício Joelma. Baseado no livro Somos seis, de Chico Xavier, que faz uma participação especial no filme.


MUITOS HOMENS NUM SÓ
De Mini Kerti

No começo do século 20, no Rio de Janeiro, acontece uma história de amor improvável entre Artur, um ladrão que rouba hóspedes de um hotel durante noite, e Eva, uma linda mulher que largou mão de suas habilidades artísticas para se entregar a um casamento infeliz. O encontro vai mostrar que nunca é tarde para mudar de vida.


O FIM DE UMA ERA
De Bruno Saffadi e Ricardo Pretti

Eles viveram, atuaram, amaram. Hoje lembram, revivem, transvivem no cinema e na vida.

O FIM E OS MEIOS
De Murilo Salles


Paulo e Cris são um jovem casal que se muda para Brasília. Ela é jornalista e vai cobrir o Congresso Nacional. Ele, publicitário, vai conduzir a campanha eleitoral de um senador da república. A relação dos dois desencadeia tensões que revelam como mídia e política convivem de forma perigosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário