sábado, 3 de outubro de 2015

A SEMIÓTICA NO FILME TUDO SOBRE MINHA MÃE



Semiótica é a ciência geral da linguagem e a linguagem é a forma de expressar, de repassar os significados do emissor ao receptor, pois segundo Pearce, o pensamento se dá por significações, por signos.

A linguagem se concretiza por representações. A representação é um signo, substituto. As palavras não dão nomes às coisas, mas a uma representação.

Ex.: CASA. As letras C A S A são representações do objeto real.

O signo representa algo parcialmente e não totalmente.

                    SIGNO
Significante          Significado
CASA                      (Dois significantes para o mesmo significado.)

Segundo Pearce, os signos dividem-se em:

ICONE – coisas que nos trazem algum significado, mas não sabemos qual. Uma impressão. A música é icônica, funciona como uma convenção.

INDICE – Linguagem visual ou possibilidade que ela representa.     = Objeto.

SÍMBOLO – Generalização, regra, lei = Linguagem verbal.

Análise semiótica de “Tudo sobre minha mãe” (1998) de Pedro Almodóvar:

Lado icônico – cores fortes do figurino, da cenografia e da fotografia que transmitem emoção, paixão, calor; a música espanhola.

Lado indicial – o amor da mãe pelo filho; compaixão pelo próximo; “Eu sempre dependi da bondade de estranhos” (diálogo que rememora “Um bonde chamado desejo”)


Lado simbólico – o drama é a marca dos filmes atuais de Almodóvar; histórias tristes de perdas, doença, morte, segredos inconfessáveis, mas com um alento de esperança; filmes sobre mulheres: Carmem Maura, Marisa Paredes, Penélope Cruz; 


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