Boi Neon |
O Canal Brasil lançou uma nova campanha: “A Casa do Cinema Brasileiro”. Em
rotação nas principais salas de cinema do país, festivais de audiovisual e
canais de TV, o vídeo traz uma casa resistindo bravamente aos ataques de um
lobo Jack Sparrow. A temática bem-humorada reflete o atual momento do canal
como o maior coprodutor do cinema nacional. Só no Festival do Rio são 13
coproduções.
Estaremos no calendário do festival com filmes como “Aspirantes” (Ives
Rosenfeld), “Boi Neon” (Gabriel Mascaro), “Campo Grande” (Sandra Kogut),
“Introdução à Música do Sangue” (Luiz Carlos Lacerda), “Órfãos do Eldorado”
(Guilherme Coelho) e “Quase Memória” (Ruy Guerra). Todos longas na mostra
competitiva de ficção. Já entre os documentários, o Canal Brasil aparece em
coproduções como “Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro” (Geneton Moraes
Neto), “Crônica da Demolição” (Eduardo Ades) e “Mario Wallace Simonsen, Entre a
Memória e a História” (Ricardo Pinto e Silva).
Ainda durante a programação do Festival, filmes como “A Morte de J.P.
Cuenca” (João Paulo Cuenca), “Ralé” (Helena Ignez), o curta “Mar de Fogo” (Joel
Pizzini) e o documentário “82 Minutos”(Nelson Hoineff), o único fora das mostra
competitivas.
BOI NEON
Sinopse:
Nos bastidores de um grande evento rural chamado Vaquejada, Iremar prepara o boi para entrar na arena, onde, puxado pelo rabo, será derrubado no chão. Enquanto limpa os rabos dos bois no curral, Iremar cultiva seu desejo de ser estilista e trabalhar na indústria da confecção de roupas. Movido pelas transformações econômicas aceleradas da região, o filme narra de forma sensorial e impactante a dimensão corpórea de homens e animais em meio ao universo surreal do agronegócio.
MAR DE FOGO
Sinopse:
Um filme-ensaio sobre a gênese de Limite (1930), de Mário Peixoto, clássico da vanguarda latino-americana. Concebido a partir de cenas, do making of do filme e relatos do autor, este filme recria livremente a pulsão visionária de Peixoto para experimentar as sensações e os limites de uma aventura artística. Festival de Berlim 2015.
CORDILHEIRAS DO MAR: A FÚRIA DO FOGO BÁRBARO
Sinopse:
Um documentário sobre Glauber Rocha – mas não trata de cinema. Trata de política, trata do Brasil. O filme parte da grande polêmica que Glauber Rocha provocou ao declarar publicamente apoio ao projeto de “abertura política” conduzido pelo general Ernesto Geisel.
ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA
Sinopse:Discreto neto de ingleses, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi empresário e grande empreendedor. Dono de um conglomerado de mais de 30 empresas, destacando-se a Panair do Brasil, a TV Excelsior, a Wasim e a Comal, maior exportadora de café do país, foi atingido pelo movimento de 31 de março de 1964, que instalou no poder pessoas que o tinham na conta de inimigo. Se o esforço da ditadura em destruí-lo é evidente, os motivos para isso são menos óbvios.
82 MINUTOS
Sinopse:O filme desvenda o que há por trás da construção do carnaval carioca. Com imagens dos bastidores da Portela, que vão desde a escolha do samba-enredo até a apuração dos votos, na quarta-feira de cinzas, o documentário lança um olhar inédito sobre este fenômeno cultural que atrai os olhares do mundo inteiro todos os anos.
RALÉ
Sinopse:
Um filme dentro de um filme. Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando A exibicionista em uma fazenda numa região paradisíaca. Barão, personagem de Ney Matogrosso, vive nessa fazenda, onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. O filme investiga poeticamente a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e à individualidade sexual. Filme filosófico e musical, livremente inspirado na peça teatral Ralé, de Maxim Gorki.
ÓRFÃOS DO ELDORADO
Sinopse:Baseado no mais recente romance do escritor brasileiro Milton Hatoum, Órfãos do Eldorado é uma história de amor, obsessão e enlouquecimento de um homem na Amazônia. De volta à sua cidade de infância, Arminto apaixona-se por uma mulher misteriosa, que todos dizem querer morar numa cidade submersa. Na busca por esse amor inalcançável, ele se desfaz do patrimônio de sua família e de sua razão, enquanto se aproxima do universo mítico amazônico – transformando sua própria vida em fábula e tragédia.
A MORTE DE J. P. CUENCA
Sinopse: Em 2008, um cadáver identificado pela polícia com a certidão de nascimento do escritor João Paulo Cuenca foi encontrado no esqueleto de um edifício invadido na Lapa. Inspirado nesse fato, o filme investiga o roubo da identidade do autor num Rio de Janeiro fantasmagórico e em profunda transformação. Se na ficção e nas páginas policiais é lugar-comum os vivos roubarem a identidade dos mortos para começar uma nova vida, o que temos aqui é o caso oposto: alguém que rouba a identidade de um homem vivo para morrer em seu lugar.
ASPIRANTES
Sinopse:Junior, um jovem jogador de futebol de um time amador na pequena cidade de Saquarema, tem que lidar com a inesperada gravidez de sua namorada, enquanto seu melhor amigo está em vias de ser contratado por um time profissional. O filme acompanha a crescente inveja de Junior, que pode tomar proporções perigosas.
CRÔNICA DA DEMOLIÇÃO
Sinopse:No Centro do Rio de Janeiro, uma praça vazia com um chafariz seco e um estacionamento subterrâneo. Há 40 anos, ali ficava o Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Uma história de sabres e leões, militares e arquitetos, passado e futuro.
CAMPO GRANDE
Sinopse:Certa manhã, duas crianças são deixadas em frente à portaria de um prédio em Ipanema, sem nenhuma explicação a não ser um pedaço de papel com o nome e endereço de Regina, a dona da casa. Em nenhum momento as crianças duvidam que sua mãe voltará para buscá-las. Mas será que ela vai mesmo? A chegada dessas crianças no mundo de Regina – e suas tentativas de lidar com ela – transformará profundamente as vidas de cada uma delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário