domingo, 11 de julho de 2010

TÍTULOS CATIVANTES

Há títulos de filmes que são tão bonitos e/ ou curiosos que só de ouvir já dá vontade de assistir, mesmo sem saber quem está no elenco ou qual a história a ser contada. Entre eles posso destacar:

JULIANA DO AMOR PERDIDO, um filme brasileiro de 1970 com Maria do Rosário (irmã de Ana Maria Nascimento e Silva) e Francisco di Franco (o Jerônimo da televisão). Baseado numa lenda do litoral paulista, é a história de uma mulher que é tida como santa, mas se apaixona por um maquinista, num romance fadado à tragédia. Um filme belíssimo.

QUALQUER GATO VIRA LATA TEM UMA VIDA SEXUAL MAIS SADIA DO QUE A NOSSA, peça de teatro (de Juca de Oliveira) de grande sucesso que agora se transforma em filme com Rita Guedes e Malvino Salvador no elenco.

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO. Misto de documentário e ficção dirigido por Karin Aïnouz e Marcelo Gomes lançado sem muito sucesso nos cinemas. É a observação poética sobre o sertão a partir de uma pessoa que está viajando e vive uma desilusão amorosa.

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS. Filme nacional dirigido por Beto Brandt, que ainda não foi lançado. É a história de amor de um fotógrafo por uma mulher de dupla personalidade.

UM BONDE CHAMADO DESEJO. Peça de teatro de Tenesse Williams, transformada em filme em 1951 com Vivien Leigh e Marlon Brando no elenco e o nome de Uma rua chamada pecado, pois o título tinha sido censurado. Refilmado para a TV em 1995, com o título original.

GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE. Filme de 1958 com Elizabeth Taylor e Paul Newman, sobre a esposa de um ex-atleta que entra em depressão por não despertar mais o seu interesse. A censura teria suavizado o homossexualismo do personagem principal. Também baseado em peça de Tenesse Williams.

HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO. Filme francês lançado nos cinemas no início do ano. É a história de uma mulher que retorna à casa da irmã depois de 15 anos de ausência e rejeição.

NÓS QUE NOS AMÁVAMOS TANTO. Filme de Ettore Scola que conta a história de três amigos por 30 anos, contando também a história da Itália.

NUNCA FOMOS TÃO FELIZES. O último filme de Meiry Vieira (que eu adoro).

Além dos títulos maliciosos e de duplo sentido que estiveram presentes em todo o período da pornochanchada, como EFIGÊNIA DÁ TUDO O QUE TEM, RETRATO FALADO DE UMA MULHER SEM PUDOR, O BEM DOTADO – O HOMEM DE ITU e tantos outros.

E você, quais títulos acha curiosos e que chamaram sua atenção para determinado filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário