quarta-feira, 20 de abril de 2011

NORMA BENGELL



Fiquei meio chocado quando li uma matéria do jornal O Globo sobre Norma Bengell, dizendo que ela está em uma cadeira de rodas, depois de ter escorregado em um tapete e feito uma cirurgia na coluna. Como está desempregada, não tem dinheiro para pagar a empregada, as sessões de fisioterapia ou mesmo o aluguel da cadeira, que é de R$ 150,00. Seu último trabalho foi como a Daisy Coturno do seriado Toma lá, dá cá da Rede Globo e como o último episódio foi ao ar no final de 2009, imaginei que ela ainda estivesse contratada pela Rede Globo.


Nasceu Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães D’Áurea Bengell (ufa!) em 21 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro (RJ). Começou a carreira artística como vedete dos shows de Carlos Machado e no cinema em O homem do Sputinik (1959), onde satirizava Brigitte Bardot. O sucesso aconteceu quando ela participou de O pagador de promessas (1962) de Anselmo Duarte que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes e depois em Os cafajestes (1962) em que protagonizou o primeiro nu frontal do cinema brasileiro, numa cena bastante longa e que deu o que falar.


Toda essa visibilidade a levou para o cinema italiano, onde protagonizou diversos filmes e se casou com Gabriele Tinti, com quem tinha atuado em Noite Vazia (1964). Lá trabalhou com cineastas como Latuada (O mafioso) e Mario Bava (O planeta dos vampiros). Quando voltou ao Brasil foi perseguida pelo Governo Militar, de quem aguarda receber uma indenização hoje em dia, bem como a sua aposentadoria.


Essa perseguição não fez com que ela parasse de atuar, muito pelo contrário. Participou entre outros de Edu coração de ouro (1968), Palácio dos Anjos (1970), Paixão na praia (1971), A casa assassinada (1971), Mar de rosas (1978), Eros, o deus do amor (1981), A idade da Terra (1981), Rio Babilônia (1983) e Tensão no Rio (1984).

Em 1988 estreou como diretora em Eternamente Pagu estrelado por Carla Camurati e em 1996 dirigiu O Guarani com Márcio Garcia. O filme foi um fracasso e no ano 2000, ela teve problemas com o Ministério da Cultura, que questionou o uso das verbas que ela recebeu para produzir O Guarani. Hoje está proibida de atuar como produtora devido a esse processo.

 


















Seus últimos filmes como atriz foram (por enquanto) o longa Vagas para moças de fino trato (1992) de Paulo Thiago e o curta Banquete (2002) de Marcelo Lafitte.

Norma planeja dirigir um média-metragem sobre o cartunista J. Carlos, que seria produzido Silvio Tendler. Tomara que consiga seu intento ou mesmo a chance de voltar a atuar.

15 comentários:

  1. Não entendo como esses artistas que adquirem fama (e fortuna) acabam por se ver em situações como essa da Norma Bengel. Será que falta talento? Será que a fama veio só pela plástica perfeita? Será que as coisas mudam tanto assim que o cinema e a tv abandonam seus mais talentosos astros só porque envelhecem? Não acho que seja isso, não. Tudo bem que ninguém é Elizabeth Taylor, que mesmo naquele estado não perdeu o brilho nunca, e se isso ocorreu foi pela força de sua personalidade também, mas alguma coisa esses artistas fazem para terminarem dessa forma, sem dignidade. E o que dizer de Sophia Loren? Não atua mais, mas tem o mesmo respeito que tinha no seu auge.O que acontecerá com Angelina Jolie? Ela é lindíssima, talvez a mulher mais linda do cinema depois de Elizabeth Taylor, mas não é Elizabeth Taylor. Nem é tão brilhante como atriz, a não ser que ainda não tenha atuado em um papel que requeira mais dela. Como será o crepúsculo dela? O que ela fará para não ser esquecida quando sua beleza incomum não causar mais nenhum impacto? Tenho medo de estar sendo injusta, de falar sem conhecimento, mas penso que esses artistas não são tão artistas, ou não sabem administrar sua fama e suas vidas, por isso ficam assim, decréptos, cada vez mais decadentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos 78 não á mais nada.Idosa.Neste país é assim.

      Excluir
  2. Concordo com a Ligéia. Muitos não sabem administrar suas famas, outros são arrogantes. E a mídia, nada tem de simpática, Norma Bengel não se curvava ao chamado main stream, sempre foi uma mulher de fibra, apesar do cafajeste Jece Valadão ter dito que ela dava pra todo mundo(li isso na revista Playboy).

    O q eu não concordo com a Ligéia, é sobre a Angelina Jolie, na minha humilde opinião, ela está longe de ser linda, e olha q gosto de mulher de boca grande,mas cada um com seu gosto rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilberto, fiquei chocada assim como você sobre a atual situação da Norma Benguell. Eu também já escrevi sobre ela no Sala Latina de Cinema. Poxa vida! Estou surpresa também por ela não estar ainda em contrato com a Rede Globo. Um abraço e ótima Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Roderick, ela poderia dar pra todo mundo e ser uma mulher de fibra. São conceitos e valores diferentes. Não sei se ela era uma mulher de fibra, a julgar pela situação em que se encontra. É exatamente isso que questiono no meu comentário.

    ResponderExcluir
  5. Ela só não sabia cuidar do dinheiro dela.

    Parece que as pessoas talentosas dedicam-se tanto à própria arte que esquecem de si mesmas.

    Esse é o pecado dela.

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo passa por dificuldades. Até mesmo quem tem dinheiro, ele pode facilitar as coisas, mas não quer dizer que as pessoas não vão ter problemas. Quantas pessoas passam dificuldades maiores que a dela. Isso não me chama a atenção!

    ResponderExcluir
  7. É PRECISO PENSAR NO FUTURO E NÃO APENAS CURTIR A VIDA. TEM QUE SE FAZER UM PATRIMONIO, PARA NÃO ACONTECER ISTO.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade todo mundo julga as pessoas sem mesmo saber pelo que elas passaram ou estão passando. O que ela fez ou deixou de fazer é um problema dela, ninguém vai ajudá-la. O mundo seria bem melhor se cada um cuidasse da sua vida e parasse de dar importância à vida alheia. Ela simplesmente fez o que achou certo, e como todos devem saber o que ocasionou essa situação foi uma queda, coisa que pode acontecer com qualquer um, rico ou pobre. Além disso, na idade que ela se encontra acidentes como esse não têm uma recuperação rápida. Enfim, o passado, embora traga consequências ao presente, não podemos mudá-lo. Saibam que ela não é uma pessoa saudosista, sendo assim, não se arrepende das coisas que fez, resta apenas viver o presente. Tudo voltará ao normal, logo ela estará bem, pronta para viver de novo, recomeçar e ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passado não pode ser mudado.Somos escravos das consequências.Ela era uma excelente atriz.

      Excluir
  9. É verdade, há coisas inevitáveis. Ela não tem culpa de ter caído e tomara que se recupere logo.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a maioria dos brasileiros não dá nuita importância para talento, mas para o que é visualmente bonito, corpos sarados etc. Consomem músicas de refrões idiotizados que todo mundo repete, dão ibope aos BBB's da vida. Será que o verdadeiro talento tem espaço ...

    ResponderExcluir
  11. Me perdoem os fãs da atriz. mas infelizmente ela mesma selou seu destino. A Conheci e digo que ela nunca foi mulher de fibra. Foi sim uma mulher arrogante, presunçosa, que via na beleza apenas um ponto alto. Numa entrevista em 1990, quando participou de uma novela na Globo, ela declarou que odiava fazer papel de mães e avós e por isso se recusava a trabalhar na TV, salvo muitas exceções que ela não declarou. Quanto a seus gostos, isto não interessa, pois até mesmo o mais desregrado do ser humano pensa no futuro, vem a administrar seu patrimônio e ainda se preocupa com sua família. Bom, mas tudo é possível, quem sabe isto mesmo não sirva de aprendizado para ela, não é mesmo?

    Ademir Conde.

    ResponderExcluir
  12. A vida é assim mesmo, as pessoas são muito hipócritas. Qualquer cantorzinho sertanejo sem talento é idolatrado, enquanto os grandes artistas, quando saem de cena, são esquecidos ou mesmo achincalhados pelos medíocres anônimos.
    Norma Bengell foi e será sempre um grande estrela. Queiram ou não os medíocres.

    ResponderExcluir
  13. CONCORDO PLENAMENTE,ME DESCULPEM AS PESSOAS QUE FAZEM COMENTARIOS MALDOSOS,MAS SE FOSSE UM CANTORZINHO DE MEIA TIJELA AI,TAVA TODO MUNDO PREOCUPADO,A DE SE LEVAR EM CONTA TODO O RETORNO QUE NORMA TROUXE PARA O PAIS,ELA MERECE MUITO MAIS RESPEITO!!

    ResponderExcluir