quinta-feira, 19 de abril de 2012

O INFORTÚNIO DE GUILHERME KARAN


Não gosto de falar de coisas tristes, apesar de saber que a tristeza está presença na vida de todos nós, em maior ou menor grau e que todos estamos sujeitos ao infortúnio, já que ele acomete não só os maus, mas também os bons.

O ator Guilherme Karan, famoso por dezenas de novelas e mini-séries, como Meu bem, meu mal (1990), Perigosas Peruas (1992) e principalmente as novelas de Glória Perez: Explode Coração (1995), Pecado Capital (1998), América (2000), O clone (2002) e América (2005), sofre de uma doença neurológica degenerativa rara, a Síndrome de Machado-Joseph, que é hereditária. Ele teria herdado da mãe e já perdeu um irmão com a mesma doença.


Seu pai revelou que ele fica isolado em seu apartamento em uma cadeira de rodas. Às vezes está lúcido, outras vezes, não.

A síndrome de Machado-Joseph foi batizada assim em homenagem ao médico que a classificou junto às doenças neurológicas. Ela é caracterizada pela perda progressiva dos movimentos até o ponto de o paciente necessitar da cadeira de rodas, além da perda do equilíbrio e da dificuldade de permanecer de pé. Os sintomas aparecem lentamente, por isso é adequado a partir do diagnóstico, a prática de exercícios físicos, fisioterapia e hidroterapia para evitar que se chegue a necessitar de cadeira de rodas. O agravante é que não há medicação específica e o paciente pode morrer de complicações.
Com Débora Bloch

Guilherme recebe o atendimento de dois enfermeiros e um fisioterapeuta e devido à depressão que sente, se recusa a falar sobre o problema, só recebendo o auxílio do pai.

No cinema participou de diversos filmes
(Os que estão marcados com * são os que assisti):
• Pequenas taras (1978);
• Tudo bem (1978); *
• Luz del Fuego (1982); *
• O rei do rio (1984); *
• Rock Estrela (1986); *
• Leila Diniz (1987); *
• O homem da capa preta (1987); *
• Super Xuxa contra o baixo astral (1988); *
• Assim na tela como no céu (1990);
• Stelinha (1990); *
• Iremos a Beirute (1998); *
• Bella Donna (1998); *
• Vida e obra de Ramiro Miguez (2000);
• Xuxa e os duendes (2001); *
• Xuxa e os duendes 2 (2002); *
• As alegres comadres (2003); *

10 comentários:

  1. Uma pena vermos Karam passar por uma situação dessas... Soh nos resta torcer para o melhor e que independente do que aconteça, todos nós perdemos com isso!

    ResponderExcluir
  2. Eu desconhecia completamente o fato de ele estar passando por isso!
    A última informação que eu tive sobre ele (já há alguns anos) é que ele tinha se mudado pra Minas Gerais, onde tinha fundado um teatro. Mas depois, eu não soube mais nada dele.
    Sei que muita gente discorda do que eu vou dizer, mas ver a pessoa se acabando aos poucos é muito mais triste do que saber que a pessoa morreu.
    Bom, espero que, dentro do possível, ele melhore.

    ResponderExcluir
  3. É uma ocorrencia que somente temos a lamentar, já que para o mal não existem medicações especificas.
    Infelizmente não há o que possamos fazer a não ser entregar o bom comediante nas mãos do Criador.
    Apesar do seu mal, o pior de tudo segue sendo a miserável da depressão, que termina por piorar, até mesmo, qualquer defesa organica que ainda se tenha.
    jurandir_lima@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Puxa, ele andava mesmo sumido, que triste isso. Os momentos mais marcantes que me lembram Guilherme Karan são aqueles em que ele participou do Tv Pirata, série que marcou minha adolescência, assistindo ao lado de meu irmão mais velho. Uma pena algo tão triste para alguém que fez tantos papeis que causaram alegria. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Puxa Gilberto, nem sabia que ele estava passando por um sofrimento tão grande. Deus que o ajude!

    ResponderExcluir
  6. Antonio, Guilherme é mesmo muito carismático.

    Felipe, só nos resta mesmo torcer pra que Deus abrande seu sofrimento.

    Léo, também concordo com você. Ver a pessoa morrendo aos poucos é pior do que saber que ela morreu de repente.

    Jurandir, além da doença, a depressão ainda faz com que tudo fique pior e que a pessoa fique desiludida e sem esperanças.

    Bia, também estava estrando ele estar sumido há tanto tempo, mas talvez a doença já estivesse se manisfestando desde aquela época.

    M., Que Deus nos ajude a todos.

    ResponderExcluir
  7. Torço para que ele melhore.

    Quanto ao comentário que vc fez lá no meu blog:

    Pois é, no meu caso, vi praticamente toda a filmografia de Kurosawa somente no ano passado. Não poderei postar todos por aqui antes do curso, mas farei o possivel.

    ResponderExcluir
  8. Também não sabia sobre isso. Muito triste! Dá pra entender a depressão dele. Concordo com o Faroeste, que a depressão colabora para o agravamento da doença, de qualquer doença, pois debilita as defesas, e quando a doença é degenarativa, como essa, aí fica pior.
    É tudo um grande sofrimento, físico e psicológico. Uma pena, de verdade, e não por ele ser um ótimo artista, mas por ser um sofrimento enorme para um ser humano.

    ResponderExcluir
  9. É o tipo de situação que fica difícil comentar.

    Abraço

    ResponderExcluir