sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DIRETORES BRASILEIROS TIPO EXPORTAÇÃO - PARTE 2



“Cidade de Deus” (2002) chamou a atenção do mundo todo pela sua inovadora linguagem e FERNANDO MEIRELLES virou queridinho dos ingleses ao dirigir em 2005, a adaptação do livro de JohnLe Carré, “O jardineiro fiel” que deu o Oscar de melhor atriz para Rachel Weisz e denunciava as experiências ilegais feitas com humanos pelas indústrias de remédio na África. Em 2008 dirigiu outra adaptação, dessa vez do livro de José Saramago, “Ensaio sobre a cegueira”, co-produção Brasil/ Canadá/ Japão que tem no elenco Julianne Moore, Mark Rufallo, Alice Braga, Danny Glover e Gael Garcia Bernal. Fernando que também é produtor e um dos fundadores da produtora O2 se mostrou desacreditado em continuar produzindo no Brasil depois que o filme Xingu não conseguiu atrair nem 400 mil espectadores e disse que atualmente está sendo mais fácil filmar no exterior. Hoje estreia no Brasil 360 que tem em seu elenco Anthony Hopkins, Rachel Weisz, Jude Law e Maria Flor que é baseado em A ronda e já foi filmado várias vezes anteriormente, inclusive por Roger Vadim.


VICENTE AMORIM vinha fazendo assistência de direção desde 1987 em filmes côo “Luar sobre Parador” e “Brincando nos campos do Senhor”, até que dirigiu seu primeiro longa, “O caminho das nuvens” sobre uma família que percorre 3200 km de bicicleta da Paraíba até o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Em 2008 dirigiu a co-produção Inglaterra/ Alemanha, “Um homem bom” que tinha no elenco Viggo Mortensen vivendo um homem que mesmo sem querer acabou colaborando com o regime de Adolf Hitler. Mas depois disso retornou ao Brasil para dirigir Corações sujos (2011), que também estréia hoje.


O animador brasileiro CARLOS SALDANHA estreou como co-diretor em “A era do gelo” (2002) e como o filme fez grande sucesso, ganhou duas continuações em 2006 e 2009, estas já dirigidas só por ele. Além da co-direção de “Carros” (2005) e do grande sucesso da animação “Rio”, que infelizmente não levou o Oscar de melhor canção original. A era do gelo ganhou uma 4ª parte que não foi dirigida por ele, onde só atuou como produtor.


HENRIQUE GOLDMAN é radicado na Europa, onde dirigiu seu primeiro filme, a co-produção Brasil/ Itália/ Alemanha, “Princesa” (1999) sobre a situação dos travestis brasileiros que se prostituem na Itália; em seguida a co-produção Brasil/ Inglaterra, “Jean Charles” (2009), sobre o brasileiro morto por engano pela polícia britânica em 2005, que foi mais um grande papel para Selton Mello. Em 2011 criou a série de Tv Brazukas, co-produção Brasil/ Reino Unido.

Continua...




4 comentários:

  1. Embora considere Cidade de Deus uma obra prima, já me peguei assistindo inumeras vezes Ensaio sobre a cegueira.

    ResponderExcluir
  2. Para ver que Brasil está no mundo! ;D
    O Princesa eu ainda não consegui conferir... Gosto muito do Ensaio sobre a Cegueira e Um homem bom!

    adorei a lista!

    ;D

    Blogs:
    Nascida em Versos
    Antes que Ordinárias

    ResponderExcluir
  3. São bons diretores que conseguiram abrir caminho fora do Brasil em virtude do talento.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Pena que os brasileiros não valorizem um cinema nacional de qualidade.

    ResponderExcluir