quinta-feira, 23 de agosto de 2012

TEREZINHA DE JESUS X TEREZINHA



Sou grande admirador do compositor e cantor Chico Buarque, principalmente de “O que será (À flor da pele)”, “O que será (À flor da terra)”, temas do filme “Dona Flor e seus dois maridos”, “Eu te amo”, tema do filme homônimo de Arnaldo Jabor, a ‘espanta-tristeza’: “A banda”, “Maninha”, “Olhos nos olhos”, mas guardo especial carinho por “Teresinha”, gravada por Maria Bethânia em 1977. Nela Chico faz uma releitura da cantiga ‘Terezinha de Jesus’ em que a protagonista é salva por três vezes e na última encontra o amor de sua vida, o que também acontece na música ‘Teresinha’ em que uma mulher recebe três pretendentes e o último é o homem de sua vida. Comparem as duas músicas:


TEREZINHA DE JESUS

TEREZINHA


Os Trapalhões fizeram um clipe muito engraçado dessa música, também na voz de Maria Bethânia:


Recomendo o livro “CHICO BUARQUE – LETRA E MÚSICA” em que foram publicadas todas as letras de música compostas por ele até o ano de 2004, quando o livro foi lançado.


Um comentário:

  1. Não tem como não gostar do Chico, a poética de suas letras, principalmente das que evocam o cotidiano e as dores dos amantes, é de uma beleza incrível. Gosto muito de 'Terezinha' também, eu já imaginei que seria legal fazer dois curtas, um inspirado na letra de 'Cotidiano' e outro na letra de 'Valsinha', já reparou como estas duas canções parecem falar de um mesmo casal?

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/08/monty-python-em-busca-do-calice-sagrado.html

    ResponderExcluir