domingo, 16 de setembro de 2012

35 ANOS SEM ELVIS PRESLEY



Há 35 anos (e um mês) morreu Elvis Presley, o rei do rock and roll, depois de muito sucesso, mais de 1 bilhão de discos vendidos e apenas 42 anos de idade.

Elvis Aron Presley nasceu em Tupelo (Mississipi) em 08/01/1935. Com 10 anos comprou seu primeiro violão e nove anos depois teve uma ideia inocente que acabou mudando sua vida: no aniversário de sua mãe, resolveu presenteá-la com a gravação de duas canções: My Hapiness e That’s when your heartaches begin. Sam Phillips, dono da Sun Records gostou de sua voz e o convidou para gravar com um grupo, mas foi Tom Parker (o Coronel) quem reconheceu seu talento e como seu empresário arrumou-lhe um contrato com a RCA.

Por causa de suas roupas justas e do jeito como mexia os quadris, ficou conhecido como Elvis, the pélvis. Em 1956 assinou contrato para participar de seu primeiro filme Ama-me com ternura, que ficou famoso por sua bela música tema Love me tender. No total estrelou 31 filmes, sendo os mais conhecidos O prisioneiro do rock (1957), Balada sangrenta (1958), Em cada sonho um amor (1962), Garotas! Garotas! Garotas! (1962), Loiras, morenas e ruivas (1963) O seresteiro de Acapulco (1963), Amor a toda velocidade (Vila Las Vegas) e Viva um pouquinho, ame um pouquinho (1968), mas a maioria deles é medíocre e apenas caça-níqueis, onde eram lançadas seus maiores sucessos. As histórias não tinham a menor importância ou sentido.


Abandonou a carreira por um tempo (1958 – 1960) para serviu o exército e nessa época conheceu sua futura mulher, Priscila (que mais tarde participaria da série Corra que a polícia vem aí), com quem teve uma filha, Lisa Marie, que ficou casada por pouco tempo com Michael Jackson.

Nessa época sua carreira já estava em decadência. Elvis consumia tranqüilizantes desde a juventude e passou a abusar de drogas – para dormir, acordar, emagrecer... Seu médico particular teria lhe receitado nos últimos meses de sua vida, 1790 doses de anfetamina, 4996 de sedativos e 2019 de narcóticos. Em 16/08/1977, após algumas temporadas em hospitais e prestes a iniciar uma turnê, Elvis morreu em Memphis, vítima de hipertensão cardíaca. Alguns anos depois, seu irmão adotivo revelou que ele teria se suicidado, mas a notícia não foi confirmada.

Adoro quase todas as músicas de Elvis, especialmente Can’t help falling in love, Don’t be cruel, Love me tender, Jailhouse rock, It’s now or never, In the ghetto, Suspicious minds, A little Less Conversation, Viva Las Vegas, Memories, Don’t cry daddy, Always on my mind e My Way. E você, qual a sua preferida?



9 comentários:

  1. Uma favorita? Que tal todas?! Covardia perguntar isso para um fã, caro Gilberto: abração e apareça!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gilberto. Eu lembro de assistir a filmes do Elvis na Sessão da Tarde, eu adorava, mas também era uma criança...é mais uma perda lamentável de voz linda e inigualável. Será que ele morreu mesmo? Um abraço, ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morreu sim, com certeza absoluta, kkkkkk um ícone desses não ficaria escondido por muito tempo. As vezes as pessoas fazem essas perguntas, mas sem sentido ele era grande demais pra ficar escondido por muito tempo sem ninguém perceber.

      Rildo Campos (rildorock@hotmail.com)

      Excluir
  3. ADORO ELVIS! Ele Nunca morreu!
    E todas as músicas são maravilhosas, não importa se fazem sentido ou não. Adoro Suspicious Mind e You've Lost That Lovin' Feelin'.

    Amei o post, Gilberto!

    ResponderExcluir
  4. Confesso, que apesar de reconhecer a importância do Elvis, eu não sou um grande fã dele, acho ele um péssimo ator e na música, acho que que Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Chubby Checker eram muito melhores que ele, infelizmente sem o mesmo apelo conferido pela beleza e pelo carisma que cativou a indústria cultural...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/09/on-road-o-livro.html

    ResponderExcluir
  5. Como o protagonista do Amor a queima roupa disse: "Se tivesse que dar para um homem, eu daria para o Elvis", heheehhe

    ResponderExcluir
  6. Grande Gilberto, como vai?
    Elvis realmente foi um grande artista, uma pena ele ter entrado nas drogas como entrou. E sabemos nós que não foram somente remédios para dormir, acordar e emagrecer não, foram drogas de verdade, cocaína, heroína etc... Elvis foi mais um artista do meio musical que deixou se levar pelas drogas de uma vasta lista..Joplin, Morrison, etc....

    Gosto de Jailhouse Rock, It´s Now Or Never, e Suspicios Mind... e dos filmes, Prisioneiro do Rock e o faroestezinho Love Me Tender....

    Abração

    ResponderExcluir
  7. O que seria da História da Música sem ele?

    ResponderExcluir