sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MONTGOMERY CLIFT



O livro UM FILME É PARA SEMPRE de Ruy Castro traz um capítulo sobre o ator Montgomery Clift (De repente no último verão) e sua alma atormentada com os problemas do alcoolismo e do homossexualismo que não podia assumir, apesar de toda a indústria cinematográfica saber. Em 18 anos de carreira fez 17 filmes todos muito significativos e escolhidos a dedo, já que ele não tinha contrato com nenhum grande estúdio como faziam os estúdios daquela época.

Em 1957, Montgomery sofreu um acidente de carro quando saia bêbado de uma festa. O acidente deixou seu rosto paralisado e diminuiu suas expressões, mesmo assim ainda fez 09 filmes depois disso. Ruy Castro diz que seria melhor se os fãs de James Dean cultuassem Montgomery, pois ele era muito mais rebelde, mais complicado e mais trágico.


Vale assistir todos os seus filmes:

1. Na Fronteira do Medo (1966) .... Prof. James Bower
2. Freud - Além da alma (1962) .... Sigmund Freud
3. Julgamento em Nuremberg (1961) .... Rudolph Petersen
4. Os Desajustados (1961) .... Perce Howland
5. Quando o Rio Se Enfurece (1960) .... Chuck Glover
6. De Repente, No Último Verão (1959) .... Dr. Cukrowicz

7. 
Os deuses Vencidos (1958) .... Noah Ackerman
8. 
Lonelyhearts (1958) .... Adam White
9. 
A Árvore da Vida (1957) .... John Wickliff Shawnessy
10. A Um Passo da Eternidade (1953) .... Pvt. Robert E. Lee Prewitt
11. Quando a Mulher Erra (1953) .... Giovanni Doria
12. A Tortura do Silêncio (1953) .... Fr. Michael William Logan
13. Um Lugar Ao Sol (1951) .... George Eastman

14. 
Ilusão Perdida (1950) .... Sgt. 1st Class Danny MacCullough
15. 
Tarde Demais (1949) .... 
Morris Townsend
16. Rio Vermelho (1948) .... Matt Garth
17. Anjos Marcados (1948) .... Ralph 'Steve' Stevenson



6 comentários:

  1. Era um dos meus ídolos da juventude, assisti a alguns desses filmes, os que vi foram ótimos, ele era rebelde,sim, mas um excelente ator, na minha opinião.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Olá Gil

    Em respeito, não dou muito crédito à Ruy Castro, pois ele escreve muitas biografias não partindo dos fatos, mas sim de opiniões próprias. No livo SAUDADES DO SÉCULO XX ele falou sobre Mae West, e não senti uma nota de fonte fidedigna que ele pudesse esboçar sobre ela.

    Dean e Monty. Ambos são mitos cultuados, trágicos, e sofridos, cada qual com sua cruz a carregar. São dois ícones de rebeldia, mas um não é o outro.

    Monty estava saindo de um jantar na cada de Liz Taylor e de seu então marido Michael Wildimg, onde também participaram Kevin McCarthy e Rock Hudson.

    Monty aceitou o convite. Ele havia tomado decisão de não dirigir mais carro, pois ele ficava amedrontado no volante, e por isto, tinha contratado um motorista particular. Nesta noite, ele estava tão cansado que decidira ficar em casa, dando noite livre para o motorista. Não dirigia a meses, mas, assim mesmo, pegou o carro e tomou o rumo da casa de Liz, aonde chegaria em 4 a 5 minutos.

    Durante o jantar, apenas tomou um pouco de vinho e nada mais bebeu durante toda noite. Por volta da meia noite e meia, despediu-se e saiu com McCarthy, deixando a luxuosa mansão, localizada bem do alto de uma colina, com a expressa recomendação de Liz para que seguisse de perto o carro de Kevin, para sua maior segurança. E ele prometeu que assim ele faria, para ela não se preocupar.

    Kevin McCarthy disse em depoimento:

    “De repente, ouvi um terrível estrondo. Parei meu carro e dei marcha a ré dentro da noite, para encontrar o dele, destruído contra um posto telefônico. Senti cheiro de gasolina e procurei desligar a ignição, mas estava tãoescuro que não podia ver nada, nem mesmo Monty. Aterrorizado, voltei rápido para a casa dos Wildings, batendo forte na porta e gritando para que chamassem uma ambulância, sem saber se Monty estava vivo ou morto”.

    Depois deste acidente, Monty, que já era um espírito torturado ficou ainda mais, e ideias de suicídio não não lhe faltavam. mas devido ao álcool e aos barbitúricos excessivos, acabou morrendo de um enfarte em julho de 1966, com apenas 45 anos de idade.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Monty, um ator muito talentoso, porém complicado. Concordo que ele merece estar no mesmo patamar que James Dean!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eis um ator, Gilberto, que deveríamos saber mais sobre sua trajetória. Um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Foi um grande ator, mas teve um fim de vida tão dramático, né?

    ResponderExcluir
  6. Montgomery Clift é sem dúvida um dos grandes nomes de Hollywood em todos de tempos. Junto com Brando, Dean e Bogart, são talvez os nomes de maior peso!
    Existe um filme do ator que não esta listado em sua relação: PERDIDOS NA TORMENTA, que por sinal sou louco para obter e assistir mas que nunca foi lançado no Brasil. Lamentavelmente!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir