terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MAMÃE É DEMAIS

Gilberto Carlos

Mamãe e eu


Hoje é o aniversário de mamãe e do alto de meus onze anos, resolvi escrever um texto pra ela.

Peguei a caneta e o caderno e me sentei num lugar bem calmo para que ninguém tirasse a minha concentração. Não adiantou. Fiquei horas e horas tentando e não consegui escrever nada que chegasse a seus pés, nada que tivesse tanto amor, carinho, dedicação, dignidade, compreensão, paciência e honestidade. Pois minha mãe é tudo isso e muito mais. Nem no livro mais extenso caberia todas as suas qualidades e seus atos de amor para comigo.

Admiro essa pessoa que levanta cedo todos os dias para cumprir suas repetitivas e cansativas tarefas domésticas, sem reclamar nunca. Se bem que de vez em quando ela reclama. E quem não reclamaria ao ver que seu trabalho não está sendo reconhecido?

Graças a Deus sou homem e não vou ser mãe, pois acho que não conseguiria ser como ela é: agüentar meu pai reclamando de tudo, arrumar a bagunça que eu faço pelo quarto, deixar a casa sempre em ordem e ainda arrumar um tempinho para assistir a novela na televisão. De tanto cansaço ela dorme no sofá e não vê quase nada. Não faz mal, no outro dia eu conto tudo o que aconteceu pra ela.

Ficou espanto ao lembrar de tantas coisas que ela abriu mão para que pudéssemos ter um momentinho de felicidade. Um dia ela deixou de assistir ao último capítulo de sua novela preferida para que papai e eu pudéssemos assistir a um jogo de futebol. Mamãe é mesmo demais!

Deus quando esculpiu as mães, usou de seu melhor barro e se demorou dias e dias no acabamento do coração, para que elas pudessem ser perfeitas.

No ano passado eu li uma poesia na festa das mães do colégio. Ela ficou tão emocionada que se debulhou em lágrimas, eu como não podia vê-la chorando, abri um berreiro e só parei quando ela disse que estava chorando de felicidade.

Sei que essa redação não saiu muito boa, mãe, afinal eu tenho apenas 10 anos. Mas quando eu crescer vou escrever um livro lindo falando só de você e de ninguém mais. E a senhora pode ter a certeza que não existe no mundo filho mais amoroso que eu e quando eu faço alguma travessura, me dói o coração só de pensar o quanto a senhora vai sofrer.

Deus não devia ter dado lágrimas para as mães. Elas não deviam chorar nunca. Mas já que elas podem chorar, os filhos deveriam fazer o possível para não serem os causadores do seu descontentamento.


4 comentários:

  1. Vixi como você tá xique. Que bom!!
    Aniversário de sua mãe. Fala pra ela que mando os parabéns e muitas felicidades.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Bom é o filho que reconhece o valor de uma boa mãe,
    Parabéns pela boa lembrança e pela boa mãe.

    ResponderExcluir
  3. Mande um grande abraço pra sua mãe.
    E pra você também.

    ResponderExcluir