quinta-feira, 4 de abril de 2013

ESTÚDIOS HERBERT RICHERS

Alf, o Eteimoso

Herbert Richers era o dono de um dos maiores estúdios de dublagem da América Latina. Atualmente a maioria dos filmes brasileiros são dublados lá. Quem nunca ouviu no início de algum filme: “Versão brasileira: Herbert Richers”? Sua empresa nos tempos áureos dublava cerca de 70% dos filmes exibidos nos cinemas em uma média de 150 horas de filmes dublados mensalmente.


Herbert Richers

Herbert teve grande importância para os cinéfilos brasileiros, já que muitos não gostam de filmes legendados e com a popularidade da TV aberta esse costume só aumentou, já que ela só exibe filmes dublados e até a TV por assinatura está se rendendo à dublagem, ou mesmo dando a opção para o assinante


Thalia na novela Marimar

Dublou também várias das tenenovelas mexicanas exibidas pelo SBT, como ROSALINDA, REBELDE, QUINZE ANOS, MARIMAR, MARIA MERCEDES, MARIA DO BAIRRO, OS RICOS TAMBÉM CHORAM. CARROSSEL, CARROSSEL 2 – VIVA AS CRIANÇAS, ESMERALDA, A USURPADORA e A FEIA MAIS BELA, entre outras.



Desenhos animados em série exibidos nos programas infantis: ANIMANIACS, CAPITÃO PLANETA, CAVERNA DO DRAGÃO (foto), DENNIS, O PIMENTINHA, DUCKTALES, OS CAÇAFANTASMAS, HE-MAN, SHERA, SUPERAMIGOS, POPEYE e THUNDERCATS, entre outros.

Séries como ALF, O ETEIMOSO, BARRADOS NO BAILE, A GATA E O RATO, BARRADOS NO BAILE, AS PANTERAS, FAMÍLIA DINOSSAUROS, MAGNUM, FRIENDS e PROFISSÃO PERIGO, etc.

Era pai do ator Herbert Richers Jr. que fez o filme Alô? de Mara Mourão e estava internado desde o dia 08/11 na Clínica São Vicente (RJ), onde morreu no dia 20/11/2009 de problemas renais aos 86 anos. Depois de sua morte, o prédio onde ficavam os estúdios foi vendido a um grupo de empresários e em 02 de de novembro de 2012, o prédio foi atingido por um incêndio.



Além de chefe de dublagem, Herbert era também produtor de cinema. Profissão que iniciou com o filme SAI DE BAIXO (1956) com Mazzaropi, passando por ÁGUA NA BOCA (1956) e dezenas de outras chanchadas da Atlântida, mas seus maiores sucessos são O ASSALTO AO TREM PAGADOR (1962) e VIDAS SECAS (1963), sendo o último ANA, A LIBERTINA (1975). Mas no total produziu 59 filmes, fez o roteiro de MARIDO DE MULHER BOA (1960) e UM CANDANGO NA BELACAP (1961) e como operador de câmera de AMEI UM BICHEIRO (1952), vários deles lançados em DVD numa coleção com seu nome.



Doe Medula Óssea:



5 comentários:

  1. Em uma entrevista ele citou que como a empresa era familiar, muitas vezes ele mesmo visitava os clientes para receber pagamentos ou negociar algo e quando se apresentava como sendo o próprio Herbert Richers as pessoas não acreditavam.

    É o exemplo de uma pessoa que se transformou em marca.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Herbert Richers fez parte da vida de praticamente todos os brasileiros. Eu mesma nem sabia o que realmente era pronunciado depois de "versão brasileira", mas sempre associava o trabalho de dublagem a essa narração. E 150 filmes dublados por mês é uma marca impressionante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu adoro, sem dúvida marcou com vozes antológicas, inesquecíveis! Eu acho muito interessante a profissão de dublador e não parece tão fácil como parece, é preciso técnica e sensibilidade para sincronizar a própria voz com a o personagem e ainda expressar a mesma emoção da cena. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Post Gilberto,
    Através dele soube de alguns fatos que não conhecia sobre Richers.
    Não sou fã de nada dublado, no entanto, tenho que reconhecer que alguns trabalhos são muito bem feitos, inclusive,agora com seu post, percebi que os melhores realmente são dos estúdios Herbert.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir