Depois de uma luta árdua
contra um câncer no pulmão, morreu no dia 13 de novembro de 2009, a atriz Mara
Manzan que estava internada desde o dia 07. Ela estava com 57 anos e apesar de
ter feito alguns filmes, ficou mais conhecida como atriz de novelas da Rede
Globo, especialmente em papéis cômicos, como a Sexta-feira de SALSA E MERENGUE,
a D. Odete de O CLONE que eternizou o bordão: “Cada mergulho é um flash” e a D.
Amara de “DUAS CARAS”, época em que ela descobriu que estava com câncer. Seu último
papel, como a D. Ashima, mãe do Hyndra em CAMINHO DAS ÍNDIAS, foi mais
complicado, pois ela teve que se afastar das gravações devido ao tratamento e
voltava ocasionalmente, quando se sentia melhor. Era a queridinha dos autores
Aguinaldo Silva de quem fez duas novelas e de Glória Perez de quem fez quatro
novelas e uma mini-série.
Mara Vergínia Manzan nasceu em São Paulo em 28 de maio de 1952 e entrou para a vida artística aos 17 anos, quando se apaixonou por um ator do teatro Oficina e começou a trabalhar nos bastidores de uma peça, mas subiu ao palco para substituir uma atriz que estava doente e depois disso nunca mais parou.
Estreou no cinema em 1982, com BONECAS DA NOITE e em seguida participou de dois filmes de sexo explícito da Boca do Lixo de São Paulo: SEXO EM FESTA (1985) e BORBOLETAS E GARANHÕES (1986), mas isso é pouco (ou nada) divulgado, pois não seria interessante que o público das novelas soubesse dessa informação, pois quem vê o nome de um ator nos créditos de um filme pornô, já imagina que ele participou das cenas mais ousadas. Isso acontecia muito nos anos 80, quando alguns atores e atrizes participavam dos filmes só para dar mais prestígio a ele, mesmo sem se comprometer, como a atriz Ivete Bonfá que fez vários filmes como a mãe da mocinha ou do mocinha ou a tia chata. Em seguida participou do filme DE CARA LIMPA (2000), que revelou Bárbara Paz e Marcos Mion, SAMBANDO NAS BRASAS, MORÔ? (2007) e em 2008, SEXO COM AMOR? De Wolf Maya.
Não vou negar que gostava muito de Mara Manzan, acompanhei todos os seus trabalhos e torcia para que ela se recuperasse, mas eu sei que ela agora deve estar fazendo rir no céu. Se ainda estivesse por aqui, com certeza estaria no elenco de Salve Jorge.
CARREIRA NA TELEVISÃO:
A viagem (1994);
Salsa e merengue (1996);
Hilda Furacão (1998);
Pecado Capital (1998);
Terra nostra (1999);
O clone (2001);
Kubanacan (2003);
Da cor do pecado (2004)
(ponta);
Senhora do destino
(2004);
América (2005);
Cobras e lagartos (2006);
Duas caras (2007);
Caminho das Índias
(2009).
Achava ela uma otima atriz.
ResponderExcluirEm caminho das Índias ela teve a oportunidade de desenvolver outro tipo de interpretação, pois a personagem dela ali tinha um ar bem mais calmo do que as anteriores.
ResponderExcluirBom, ela lutou até onde conseguiu, né? Mas o tipo de câncer que ela adquiriu era muito persistente. De qualquer forma, ela aproveitou a vida o máximo que pôde.
Uma pena mesmo, a TV perdeu uma boa atriz, muito carismática. Morreu nesta segunda, a atriz Cleide Yáconis, também muito querida, eu gostava muito dela.
ResponderExcluirUma semana bem triste.
Abração, Gilberto.