quinta-feira, 5 de novembro de 2015

AFINAL QUANDO É O DIA DO CINEMA BRASILEIRO? 19 DE JUNHO OU 05 DE NOVEMBRO


Uma duvida sempre ronda amantes do cinema brasileiro quando se questiona qual dia, afinal, foi dado para homenagear nossa cinematografia. Uns dizem ser 19 de junho, outros afirmam ser 5 de novembro. E nunca se chega a uma definição sobre o assunto.

A própria Ancine (Agência Nacional de Cinema) é categórica em afirmar que a data correta é mesmo 19 de junho. O dia remete ao ano de 1898, quando o cineasta italiano Afonso Segreto fez as primeiras imagens do Brasil. A bordo de um navio francês, o europeu que chegava ao Rio de Janeiro registrou a Baía de Guanabara.

Se a Ancine diz e explica, não restam dúvidas. 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. Mas, por que então muitos alegam ser em 5 de novembro?

Alguns acreditam ser uma homenagem ao cineasta Paulo Cesar Saraceni, nascido neste dia em 1933. Apesar de o diretor ser de grande importância à nossa cinematografia, principalmente na criação do Cinema Novo, não seria justo com os demais ter o seu aniversário como base.

Há quem diga também ser pela morte de Humberto Mauro, um dos precursores do cinema brasileiro. Foi na pequena cidade de Cataguases que o mineiro fez diversos filmes, dentre eles A Velha a Fiar, em 1964, considerado o primeiro videoclipe do mundo. Morto em 5 de novembro de 1983, Mauro teria recebido em sua homenagem um dia dedicado ao cinema. Porém, seria bastante mórbido escolherem o dia de sua morte, não?

Na verdade, toda esta confusão se deu por um erro do cineasta Carlos Ortiz, autor do livro O Romance do Gato Preto (1953), o primeiro que tenta contar a história do cinema brasileiro. Na obra, Ortiz afirma que a primeira filmagem no país foi realizada pelo português Antônio Leal em 5 de novembro de 1907, fazendo com que a data passasse a ser considerada como Dia do Cinema Brasileiro a partir da década de 50.

No entanto, já na década de 70, perceberam o equivoco, e o 5 de novembro deu lugar ao 19 de junho, por conta de Afonso Segreto. Por isso, então, muitos consideram ser uma data e outro tanto diz ser a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário