domingo, 16 de maio de 2010

CARMEN MIRANDA


A mais brasileira de todas as estrangeiras com certeza foi Carmen Miranda, que ao contrário do que muitos pensam não era brasileira e sim portuguesa. Nasceu Maria do Carmo Miranda da Cunha em 09 de fevereiro de 1909, mas mudou-se para o Brasil com um ano de idade. Estudou num colégio de freiras, porém teve que abandonar os estudos para trabalhar, pois a família passava por necessidades.

Começou a carreira artística como cantora em 1930 quando lançou seu primeiro disco, “Não vá embora”, mas o sucesso aconteceu com a música “Pra você gostar de mim”, que ficou mais conhecida como “Taí”. A partir daí tornou-se uma das figuras mais conhecidas de nossa música na década de 30, pois além de cantar, ainda dançava, rebolava e fazia trejeitos espalhafatosos, porém sensuais. Foi também em 1930 que estreou no cinema com o filme “Degraus da vida” que ficou inacabado. A estreia vista pelo público foi no desconhecido “Carnaval cantado de 1932”, mas o sucesso aconteceu com os filmes carnavalescos: “A voz do carnaval” (1932); “Alô Alô Brasil” (1935); “Alô Alô Carnaval” (1936); “Banana da Terra” (1938) e “Laranja da China” (1940).

Depois de oito filmes no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos onde fez shows e vários filmes, sendo o primeiro deles, “Serenata Tropical” (1940), seguido de “Minha secretária brasileira” (1942), “Copacabana” (1947) e “Morrendo de medo” (1953), seu último filme.

Enquanto estava morando nos Estados Unidos, visitou o Brasil mas não foi bem recebida, pois seus fãs não concordavam com a mudança e diziam que ela tinha voltado americanizada, o que ela até chegou a cantar em uma de suas músicas. Esse fato deixou-a com depressão e dependente de medicamentos, o que talvez tenha acelerado sua morte em 05 de agosto de 1955 de um fulminante ataque cardíaco durante uma apresentação num programa da TV americana.

 
 

Tornou-se um ícone brasileiro ao redor do mundo, sendo homenageada e imitada até os dias de hoje. Quem quer conhecer mais sobre sua vida e carreira não pode perder o ótimo documentário “Carmen Miranda – Bananas is my business” (1994) de Helena Solberg.

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário