terça-feira, 15 de janeiro de 2013

OBRIGATORIEDADE DE FILMES NACIONAIS NA TV PAGA


A partir de novembro, os canais de entretenimento da Tv paga (todos menos os de notícias e esportes) estão obrigados a apresentar 3 horas e 30 minutos de conteúdo brasileiro por semana, das 18 h à 0 h. Quero saber quando farão isso com a Tv aberta também.

A Ancine (Agência Nacional de Cinema) não impôs limite de reprises. Os canais poderão exibir um mesmo programa indefinidamente durante um ano.

A decisão foi criticada por João Mesquita, diretor-geral dos canais Telecine, que disse que a exibição de filmes nacionais de baixa bilheteria vai derrubar a audiência, já que o canal já compra os filmes de maior sucesso. O Telecine Cult dedicado aos clássicos também deve fazer o mesmo, concorrendo com o Canal Brasil. Já que o TC Cult é dedicado aos clássicos, por que não exibe as chanchadas da Atlântica, ou os filmes das produtoras Maristela, Cinédia e tantos outros?

Já era mais do que hora disso acontecer. Confira na tabela abaixo como foi a exibição de filmes na Tv paga em 2008, com a escassa exibição de filmes nacionais (com exceção do Canal Brasil). 



Outra boa notícia para os filmes brasileiros na Tv paga, foi a classificação da Ancine para os canais brasileiros de espaço qualificado. A partir de novembro, a cada seis canais de espaço qualificado (como Cartoon e Telecine), as operadoras devem oferecer um canal brasileiro de espaço qualificado, que são aqueles que exibem no horário nobre, três horas de conteúdo nacional, como Cinebrasiltv, Canal Brasil, Prime Box Brasil,  O canal independente e TV Rá tim bum. Em setembro do ano que vem, a obrigatoriedade passa a ser de um canal brasileiro para cada três qualificados. Tomara que todas as operadoras cumpram a legislação.


4 comentários:

  1. Tive esta informação durante meu curso para a ANCINE, pois tive aulas de legislação audiovisual. Sem dúvida é uma iniciativa bacana, pois precisamos valorizar o que é nosso também. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de filmes brasileiros, assisto bastante o Canal Brasil, mas não sou a favor da medida que obriga os canais a passarem filmes nacionais. Exigir que um canal de conteúdo nacional faça parte dos pacotes das operadoras eu considero correto, mas interferir na programação de outros canais é um exagero e cheira a populismo, assim como obrigam a tocar o hino nacional antes de eventos esportivos.

    Como você mesmo citou, existe a obrigatoriedade das três horas e meia, porém o conteúdo pode ser repetido. Você deve ter visto que canais como Warner, Sony e AXN estão repetindo a exaustão filmes como "Os Dois Filhos de Francisco", "Era Uma Vez Dois Verões", "O Homem que Copiava" e "Casa de Areia".

    Resumindo, todos perdem. O canal perde a audiência por falta de filmes diferentes e o público deixa de ser assistir em virtude da repetição.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Aliás, quantas produções brasileiras tão legais que até hoje nunca passaram na televisão, né?
    Que pena!

    ResponderExcluir
  4. Tenho que confessar: não sou muito fã de filmes brasileiros, vejo só os que me despertam interesse. Já nem gosto de comédias, e as comédias brasileiras são muito escrachadas, humor pobre e grosseiro, com exceções, claro, e isso na minha modesta opinião. Já os dramas eu gosto de ver, também com as exceções.
    No mais, li e concordo com os termos do Hugo.

    ResponderExcluir