quarta-feira, 12 de março de 2014

BELCHIOR E A ANGÚSTIA DE VIVER


Não conhecia muito bem as músicas de Belchior, mas tinha um carinho especial por Velha roupa colorida, que tem um verso muito verdadeiro: "O passado é uma roupa que não nos serve mais". Um dia um amigo me apresentou um Cd dele. De início não gostei muito, mas depois comecei a ouvir sem parar, em casa, no trabalho e até na caminhada, quando às vezes até chorava ouvindo Tudo outra vez: "Há tempo muito tempo que eu estou longe de casa/ E nessas ilhas cheias de distância/ O meu blusão de couro se estragou" e Todo sujo de batom: "Eu estou muito cansado do peso da minha cabeça...". 

Na semana passada assistia o filme brasileiro A última estrada da praia, muito interessante sobre um grupo de 04 amigos que saem em viagem rumo à praia. Enquanto começava a chover e eu preocupado pensando como pegaria o ônibus com aquele tempo, começam os créditos finais do filme com a música À palo seco de Belchior, mas cantada por outra. Não me pergunte quem. Perdi o ônibus, mas a música ficou na minha cabeça.

Belchior desapareceu há cinco anos. Abandonou casa e trabalho. Em 2012 foi denunciado por hotel onde devia mais de R$ 30 mil. Somando as dívidas com carro, aluguel e hotéis, o valor ultrapassava R$ 220 mil. O cantor foge de qualquer badalação e quando é encontrado, trata de desaparecer novamente, como fez há algum tempo quando foi localizado no Uruguai. Por que alguém desaparece apesar de tanto sucesso, ou será que desaparece por causa de tanto sucesso?


À PALO SECO
Belchior

Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava
De olhos abertos lhe direi
Amigo eu me desesperava

Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 76
Mas ando mesmo descontente
Desesperadamente eu grito em português

Tenho 25 anos de sonho, de sangue
E de América do Sul
Por força deste destino
Um tango argentino

Me vai bem melhor que um blues
Sei que assim falando pensas
Que esse desespero é moda em 76
E eu quero é que esse canto torto feito faca
Corte a carne de vocês (2 x)

Doe Medula Óssea!

Nenhum comentário:

Postar um comentário