quinta-feira, 8 de setembro de 2016

SONIA BRAGA NA TV AMERICANA

Sonia Braga em Brothers & Sisters

Dia desses vi uma entrevista que Sonia Braga concedeu ao Roda Viva da TV Cultura em 1997, onde ela afirma que sua carreira nos Estados Unidos começou depois dos 02 episódios que ela participou da Série The Cosby Show em 1986, que aconteceu quando ela estava fazendo a divulgação do filme O Beijo da Mulher Aranha, pelo qual ela tinha sido indicada ao Globo de Ouro.

No ano seguinte ela atuou no telefilme 1000 Elos - O preço da liberdade, ao lado de Val Kilmer, pelo qual ela disse ter se apaixonado, mas foi um romance que não deu certo, pois ele se envolveu com Joanne Whalley, com quem acabou se casando em 1988.


Depois de fazer parte do elenco de três filmes muito interessantes: Rebelião em Milagro (1988) de Robert Redford (com quem namorou por três anos); Luar Sobre Parador (1988), um filme que eu adoro, filmado no Brasil e exibido à exaustão na Sessão da Tarde da Globo e Rookie - Um profissional do perigo (1990) de Clint Eastwood (com quem também namorou), ela protagonizou o telefilme A última prostituta (1991), exibido nas madrugadas da Globo devido a seu enredo.

Em 1992 participou de um episódio de Contos da Cripta, que a Band exibiu  com grande sucesso nas tardes dos anos seguintes. Já em 1994 esteve no elenco do telefilme Amazônia em Chamas ao lado do grande amigo Raul Julia, com quem atuou em O beijo da mulher aranha e que morreu e que morreu no mesmo ano.

No ano posterior participou de um episódio de uma série que eu desconheço: Happily Ever After: Fairy Tales for Every Child e de uma ponta não creditada no telefilme Bíblia Sagrada - Moisés, como a esposa do protagonista. Assisti esse filme na Record.

Depois de protagonizar com grande sucesso de Tieta do Agreste em 1996, retornou aos Estados Unidos onde atuou em um episódio de Four Corners; do telefilme Os Jogadores (1998), ao lado de Roy Scheider; das minisséries A will of their own (1998) e Laredo - O último desafio (1999); de um episódio da série Family Law (2000) e do telefilme O Juiz (2001).

Ao lado de Kim Catrall em Sex and the city

Mas nada a preparava para o grande sucesso que obteve ao viver uma brasileira lésbica que acaba se envolvendo com Kim Catrall, uma das protagonistas de Sex and the city (2001), foi então escolhida para protagonizar a série American Family (2001), ao lado de Edward James Olmos e Rachel Welch.

Quando esta terminou, participou de um episódio da desconhecida série George Lopez (2002) e da muito conhecida Lei e Ordem (2003), da época em que ainda se costumava traduzir as séries americanas para exibição na televisão brasileira.

Em 2005, participou de grandes séries: um episódio de CSI - Miami, cinco de Alias - Codinome Perigo e outro de Ghost Whisperer

Ao lado de Sally Field em Brothers and Sisters

Depois de um intervalo de cinco anos, quando atuou em vários filmes e até na novela Páginas da vida (2009), participou de dois episódios da série Brothers & Sisters (2010 - 2011), ao lado de Sally Field; dos telefilmes The Ordained (2013) e Mamãe Casamenteira (2013).

Já em 2014, atuou em um episódio da série Warehouse 13 e quatro de Royal Pains, para no ano seguinte protagonizar o telefilme The curse of the Fuentes Woman.

Em Royal Pains

Atualmente está no elenco da comentada série da Netflix, Luke Cage, além de protagonizar o comentadíssimo filme brasileiro Aquarius.

Quando se avalia todos os trabalhos de Sonia Braga na televisão americana nesses 30 anos, em séries, minisséries e telefilmes, é possível perceber que ela é mais valorizada nesse meio de comunicação do que no próprio cinema americano, visto que na maioria dos filmes em que atuou por lá, seus papéis são bem pequenos e geralmente de latinas. Ela mesma assumiu em uma entrevista para o site Adoro Cinema, que sua participação em Going Places de John Turturro e em Wonder, ao lado de Júlia Roberts, será de apenas um dia de filmagem e de poucas cenas.

Ainda acho que ela devia voltar de vez ao Brasil. Quem sabe o sucesso de Aquarius motive isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário