quinta-feira, 9 de julho de 2009

LANTERNAS VERMELHAS (China, 1991)


Direção: Zhan Yimou. Com: Gong Li, He Calfei, Cão Guifen, Ma Zingwu, Zhao Qi. 125 min.

A China é um país é um país bem tradicionalista e é isso o que aborda o filme Lanternas vermelhas de Zhang Yimou (Herói, O clã das adagas voadoras).

Depois que o pai de Songlin (Gong Li) morre, ela tem que abandonar a universidade e se casar com um homem mais velho, que é rico e tem outras três esposas. As lanternas vermelhas acesas na casa de uma delas serem para anunciar que o seu senhor vai dormir ali naquela noite. A escolhida tem direito a massagem nos pés, pois eles acreditam que se a mulher está com os pés descansados, pode agradar melhor ao seu marido. Então as quatro mulheres usam de artimanhas para passar a noite com ele. A primeira senhora é mais velha que as demais e a que menos aparece na história. A segunda parece mais conformada com a situação, enquanto a terceira é revoltada e finge estar doente para receber atenção do marido. Enquanto Songlian de início não se importa com isso, depois de um tempo percebe que tem privilégios quando as lanternas estão acesas à sua porta, como poder escolher o cardápio do jantar e usa também de artimanhas para mantê-lo por perto. Mas como na vida real, as aparências enganam e ninguém é tão bom ou mal quanto parece e a felicidade não é tão simples de ser alcançada. Uma bebedeira no dia do seu aniversário, faz Songlian botar tudo a perder.

Lanternas vermelhas é um filme lento e contemplativo,mas em nenhum momento, chato. Mostra o amor de quatro mulheres (ou melhor, cinco, já que a criada de Songlian também é apaixonada por ele) pelo mesmo homem e a dor que sentem em ter que dividi-lo com as demais e aceitar tradições ultrapassadas, mas que são mantidas, mesmo que isso custe a felicidade de todos. Para ver, rever e refletir. (8,5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário