quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DESEJO E REPARAÇÃO (Inglaterra, 2007) ****

Direção: Joe Wright. Com: James McAvoy, Keira Knightley, Saoirse Ronan, Brenda Blethyn, Ramola Garai e Vanessa Redgrave. Drama, 130 min.

Vencedor do Globo de Ouro de melhor filme e indicado a sete Oscars, incluindo o de melhor filme, mas só venceu o de trilha musical. Foi baseado num livro do inglês Ian McEwan.

É a história do que uma mentira pode causar na vida de várias pessoas. Briony (Saiorse Ronan) é apaixonada por Robbie (James McAvoy de O procurado), mas este ama a irmã mais velha dela, Cecille (Keira Knightley de Simplesmente amor). Briony mente que foi Robbie quem estuprou uma hóspede da casa e ele é preso e tem que se separar de sua amada.

O filme começa em 1935 e tem várias idas e vindas no tempo. É composto basicamente de três fases: a primeira quando o romance é impedido pela mentira, a segunda já durante a 2ª Guerra mundial com Robbie já em batalha e Cecille e Briony como enfermeiras e a terceira na atualidade, com Vanessa Redgrave no papel de Briony, lançando um livro onde conta toda a história.

Desejo e reparação é de uma originalidade impressionante. A maneira como o diretor manipula o tempo, o amor impossível, a inveja, a mentira e posteriormente o arrependimento e a reparação. Primeiramente, a história é narrada como ela está no livro de Briony e depois como ela realmente aconteceu.

Tinha lido ótimas críticas sobre esse filme que consta inclusive no livro “1001 filmes para ver antes de morrer” e é tudo verdade. É excelente e emocionante. Na resolução, me vi chorando e durante todo o filme torcendo para que aquele amor desse certo.

Se quiser se emocionar, este é o filme ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário