quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

DO COMEÇO AO FIM (Brasil, 2009) ****


"Eu te amo porque você precisa de amor.
Porque perto de você eu me sinto um herói.
Eu me sinto mais homem. "

Essa é a primeira declaração de amor feito por Francisco (João Gabriel Vasconcelos) a seu irmão Thomas (Rafael Cardoso), no novo e polêmico filme de Aluísio Abranches (Um copo de cólera (1999) , As três Marias (2002)). Do começo ao fim é polêmico ao quadrado, pois além de falar de homossexualismo, fala de incesto, pois os dois irmãos são apaixonados desde quando eram crianças (nessa época interpretados por Gabriel Kaufmann da novela Caras e Bocas e por Lucas Cotrin).

O filme abre com uma explicação sobre o livre arbítrio. Thomas nasce com os olhos fechados e só os abre depois de duas semanas, quando seu irmão vai visita-lo na maternidade e ele o encara no fundo dos olhos. Nasce aí o amor entre eles, que se tornam inseparáveis. Sua mãe Julieta (Júlia Lemmertz que participou de todos os longas de Abranches) desconfia de algo numa cena no hospital em que um cuida do outro. Ela transmite toda a incerteza e as dúvidas de uma mãe, só com expressões faciais, sem o uso de palavras, mas mesmo desconfiada, não se vê na obrigação de impedir que aquilo aconteça. Nesse ponto, o filme foge dos clichês do gênero, pois a reação que se esperava dela, era que ela fizesse um escândalo e separasse os dois, mesmo sabendo que isso não resolveria nada. Ou talvez, por saber disso é que ela não faz nada. O final também é bem diferentes dos outros filmes que tratam de amores homossexuais.

Os dois são meio-irmãos, Thomas é filho de Pedro (Jean Pierre Noher) e Francisco de Alexandre (Fábio Assunção). E os pais também aceitam com naturalidade, apesar de todo mundo saber que os pais são mais intolerantes e incompreensíveis.

Quando crescem, os irmãos já moram sozinhos e é a partir daí que começam a se relacionar sexualmente em ousadas cenas, por isso o filme que estreou há três semanas nos cinemas é inadequado para menores de 18 anos.

Thomas é nadador e o romance dos dois fica abalado quando ele recebe uma proposta para treinar para as Olimpíadas na Rússia.

Um filme forte e sensível que fala de um amor incondicional. Depois de um tempo a gente até esquece que os dois são irmãos. Só que o tema talvez afaste parte do público conservador ou preconceituoso, a quem as cenas podem incomodar um pouco.

Direção: Aluísio Abranches. Com: Julia Lemmertz, Fábio Assunção, Louise Cardoso, Jean Pierre Noher, Gabriel Kaufmann, Rafael Cardoso, Lucas Cotrin, João Gabriel Vasconcelos. Drama, 90 min.


Download do filme Do começo ao fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário