sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ATIVIDADE PARANORMAL (EUA, 2009) ****

Direção: Oren Peli. Terror, 90 min

O fenômeno A BRUXA DE BLAIR aconteceu novamente: um filme de baixíssimo orçamento que consegue levar milhões de pessoas aos cinemas graças à sua inventividade.

Atividade paranormal custou apenas $11.000, custeados pelo próprio diretor/roteirista que filmou em sua própria casa e pagou $ 500 a cada um dos dois atores centrais. Ambos desconhecidos: Milcah Sloat e Katie Featherston que atuam com seus nomes reais. O filme já rendeu mais de 100 milhões de dólares nos Estados Unidos e é sucesso também no Brasil, graças ao boca a boca.

É a história de um casal assustado com os barulhos estranhos que acontecem em sua casa durante a noite, que coloca uma câmera que fica gravando enquanto eles dormem e podem conferir tudo no dia seguinte. Os sustos começam aos poucos, com uma porta que se move, depois uma planta que balança mesmo sem vento na casa fechada e vão aumentando. E a sensação do espectador é a mesma. No início um desconforto pela câmera trêmula, operada pelo próprio ator central ou pela imobilidade da mesma frente à cama onde acontecem a maioria das cenas, mas depois isso passa. Os sustos tomam conta de nós também e na hora de dormir até dá um certo medo de lembrar do filme.

É a prova de que as vezes mais é menos. Há filmes com grandes orçamentos e cheios de efeitos especiais que não passam medo em ninguém, enquanto este aqui feito à preço de "banana" e sem efeitos especiais, faz do espectador o que quer.

Assuste-se também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário