sábado, 2 de junho de 2012

FILMES ASSISTIDOS EM MAIO


Brigitte Bardot em O Desprezo

01. O Desprezo ***
Clássico de Jean Luc Godard e um de seus filmes mais acessíveis. Brigitte Bardot é a mulher de um roteirista (Michell Picolli) que precisa adaptar A Odisséia para um diretor exigente (Fritz Lang), enquanto ela descobre que não o ama mais e começa a despreza-lo. Tem muito falatório e algumas cenas de nudez de Brigitte. Um filme imperdível.




02.      Compramos um zoológico ***
Apesar de não ser muito provável de acontecer, é baseado numa história real e no livro que deu origem ao filme. Um viúvo com dois filhos compra um zoológico e enfrenta todos os desafios para cuidar dos animais e inaugura-lo a tempo das férias. O típico filme para se gostar.



03.      A ceia dos acusados ***
Um casal de detetives ajuda a desvendar um assassinato durante uma ceia em que todos os suspeitos são reunidos. O filme fez tanto sucesso à época que a dupla de protagonistas e seu cachorrinho protagonizaram vários outras tramas.


04.      O balconista *
A cultuada estréia do diretor Kevin Smith, já com a participação da famosa dupla Jay e Silent Bob (vivido por Kevin). Na verdade são dois balconistas, um de uma locadora de vídeos e outro de uma loja de conveniências, mas não sei porque resolveram citar só um deles. Não entendi o porquê de tanta bajulação. Os clientes chegam às lojas, os atendentes os tratam mal e falam o tempo inteiro no tempo restante nada de muito relevante ou interessante. Melhor evitar. Aliás eu devia ter feito isso.


05.      O operário ***
Christian Bale emagreceu bastante para viver esse operário que não dorme há um ano e começa a ter alucinações por causa disso. A sumida Jeniffer Jason Leigh vive uma prostituta que o “atende” constantemente. Mas nada é tão simples quanto parece e só ao final temos certeza do que provocou tudo aquilo. Um filme dificílimo, mas se você for forte vai até gostar.


06.      Amor e morte ****
John Hurt vive um escritor taciturno e viúvo que se apaixona por um ator de filmes adolescentes (Jason Priestley de Barrados no baile) e faz tudo para conhece-lo. Um belo filme, com um título vago que pode enganar o espectador.


07.      Nós, os canalhas ** ½
Jece Valadão no auge de sua popularidade como cafajeste, dirige, roteiriza e protagoniza essa confusa história de dois irmãos gêmeos que são confundidos quando se envolvem com traficantes. Vera Gimenez, que há à época era sua esposa, vive seu interesse romântico.


08.      O falcão maltês *** ½
O grande clássico de John Huston protagonizado por Humphrey Bogart e Mary Astor. Um detetive é contratado para encontrar o famoso Falcão Maltês que está desaparecido há décadas e vale milhões de dólares. Como em todo filme noir. Ninguém é realmente o que parece ser. Também conhecido como Relíquia Macabra.


09.      O labirinto do fauno ****
Belíssimo filme espanhol que mescla as fantasias de uma menina com a revolução espanhola. Sua mãe se casa novamente com um carrasco que faz as maiores atrocidades durante a guerra, mas se a menina fizer tudo o que o fauno disser, as coisas podem se resolver. Direção e roteiro de Guillermo Del Toro.


10.      Meu país ****
Rodrigo Santoro vive um personagem parecido consigo mesmo, já que trabalha com maior freqüência no exterior e só vem ao Brasil esporadicamente. No filme ele é um empresário italiano que precisa retornar ao país depois que seu pai (Paulo José) morre. Quando chega, ele encontra a empresa da família em frangalhos, o irmão (Cauã Reymond) viciado em jogo e uma irmã (Débora Falabella) deficiente mental que vivia em um sanatório. Muito sensível.


11.      Fúria sobre rodas ** ½
Nicolas Cage em mais um de seus filmes em que tenta misturar ação com ocultismo e forças sobrenaturais, vivendo um ser fugido do inferno que tenta impedir um fanático religioso de sacrificar inocentes. O enredo parece um trash de primeiro (e na verdade é), mas é até legalzinho.



12.      Bom dia tristeza ** ½
O título belo acabou me atraindo para esse filme não tão belo assim, em que Jean Seberg vive de férias com seu pai (David Niven) e ocasionais amantes, até que ele reencontra uma antiga namorada (Deborah Kerr) e as coisas se complicam para a filha, já que a madrasta começa a implicar com ela. Tem final inesperado, o que acaba sendo a coisa mais impactante do filme.



13.      Mangue Negro **
Um típico filme trash brasileiro. Zumbis atacam os moradores dos arredores de um manguezal. A premissa até que é interessante, mas acaba se alongando mais do que o necessário.

14.      Beto Rockfeller *
Adaptação da novela de 1968, também protagonizada por Luis Gustavo. Um rapaz pobre consegue se infiltrar em festas de granfinos com a intenção de conseguir um bom casamento, mas a situação vai se repetindo até a exaustão. Não sei como conseguiram fazer esse fiapo de história se estender por tantos meses durante a novela, já que é quase insuportável nos 90 minutos do filme.



15.      Tensão no Rio ***
Este é o último filme dirigido por Gustavo Dahl e com grande elenco. O presidente de um país imaginário, Valdívia (Anselmo Duarte) visita o Brasil para estreitar relações, mas durante a visita um importante político (Raul Cortez) é morto e a situação entre os dois países se complica. Norma Bengell tem algumas cenas de sexo bastante ousadas e Silvia Pfeiffer estréia como atriz numa figuração sem falas vivendo uma modelo.

16.      Na mira do assassino * ½  
Quando o filme é muito curto não é bom sinal. É porque a história é tão fraca que nem conseguiram completar os 90 minutos habituais. Este aqui tem 68 minutos, até longos, usados para contar a história de um ladrão que invade o apartamento de um promotor e enquanto a polícia cerca o prédio, ele conta os fatos que o levaram àquela situação. O elenco é ótimo, em especial Glauce Rocha e Zilka Salaberry. O protagonista é vivido por Agildo Ribeiro, antes de se tornar comediante. Mas o esforço de todos parece ter sido em vão.


17.      A fuga da mulher gorila ½
Pensei que além de Julio Bressane, ninguém ainda mantinha o hábito de fazer filmes de vanguarda no Brasil, mas me enganei. Este aqui é dos piores do gênero. Duas garotas, aparentemente amantes, viajam pelo interior exibindo em sua kombi aquele velho truque que existia nos circos de antigamente em que uma bela mulher acaba se transformando em uma gorila,com truques holográficos. No caminho elas encontram um rapaz e só. Elas andam, dançam, tomam banho no rio, uma lava o cabelo da outra. Chega até a ser pior do que os filmes de Julio Bressane, pois lá pelo menos há roteiro, o que não existe aqui. Ainda bem que existe a tecla fast foward no controle para que a tortura acabe mais rapidamente.







11 comentários:

  1. Qual o que você indicaria?
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, vejo uns 4ou 5 filmes por semana, e vejo que ainda tenho muito
    o que ver ainda. A produção de cinema esta muito grande.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro "O Desprezo", é o meu único que eu vi do Godard, rs
    "O Labirinto do Fauno" é realmente exelente!!

    ResponderExcluir
  4. Que bela lista heim! Ainda não assisti alguns deles e outros já estão aguardando na fila de espera... o mais interessante é o trâmite que você faz pelos diversos gêneros!

    ResponderExcluir
  5. Vamos a lista:

    Gosto muito de "O Balconista". Os diálogos divertidos sobre cultura pop e sexo são ótimos, mas entendo que é um filme para um público específico.

    "O Operário" tem uma incrível transformação de Christian Bale numa história triste;

    "O Falcão Maltês" é um filmaço, que até os anos noventa era chamado por aqui de "Relíquia Macabra".

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. hahaha, Oi, Gilberto, adorei a classificação "1/2" de alguns filmes...Mas discordo em relação ao "Labirinto do Fauno", achei um filme muito agressivo, eu esperava um outro roteiro. Mais uma vez agradeço as dicas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Amei dois dessa lista: O Balconista e o Labirinto do Fauno.

    Amei, de comprar e ver mais de duas vezes.

    ResponderExcluir
  8. Rs.. tb gosto muito de O Balconista, apesar de achar Procura-se Amy o melhor de Kevin Smith.

    ResponderExcluir
  9. Curiosidades, eu indico O labirinto do Fauno, Meu país, Amor e morte e O desprezo.

    Janice, com certeza são produzidos muitos filmes atualmente. Por mais que vejamos ainda sobram a maioria.

    Alan, O desprezo também foi o único Godard que vi, mas quero ver outros...

    Bruno, procuro ver um pouco de cada gênero, sem preconceito algum.

    Hugo, obrigado pelos comentários dos filmes que você viu.

    Bia, gosto do 1/2 pois assim é possível classificar um filme que não é tão bom, mas também não é tão ruim.

    Renato, também adorei O labirinto do fauno, já O balconista...

    Celo, também prefiro Procura-se Amy do Kevin Smith, aliás prefiro qualquer um a O balconista. Apesar disso acho que ainda verei O balconista 2, que foi muito criticado.

    ResponderExcluir
  10. Bons filmes assistidos! Gosto especialmente de O Falcão Maltês, O Labirinto do Fauno e A Ceia dos Acusados. Se você gostou de A Ceia..., procure os outros filmes da série, são igualmente divertidos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. O Desprezo, O Operário e O Labirinto do Fauno são grandes filmes. E, como você mesmo disse: "já o balconista..."

    ResponderExcluir