segunda-feira, 14 de junho de 2010

GLOBO FILMES

A Globo filmes foi criada em 1998 como braço cinematográfico da Rede Globo, com o objetivo de produzir filmes com qualidade, mas que apesar de tudo, sejam populares e atraiam o maior número de pessoas aos cinemas.

Um grande atrativo desses filmes são os atores que participam das novelas da própria Globo e que o público está acostumado a ver, mas essa é também uma das maiores críticas a esses filmes, pois seus detratores dizem que ver um filme da Globo Filmes é como ver uma novela, com a diferença de sua duração, o esquema é o mesmo e não novidades ou ousadias de estilo. Alguns diretores de novelas também dirigem seus filmes, como Wolf Maya (Sexo com amor?), Jorge Fernando (Sexo, amor e traição), além daqueles que já estavam na indústria há muito mais tempo, como Daniel Filho (um dos diretores da Globo Filmes).

Ao todo a Globo Filmes participou da produção de 90 filmes que alcançaram mais de 90 milhões de espectadores nas salas de cinema, além de formar parcerias com mais de 40 produtoras independentes. É também uma das principais responsáveis pela reaproximação do público com o cinema nacional.

Em 1993, o público dos filmes nacionais foi de 0,01%, o que equivale a 45,5 mil pessoas. Dez anos depois, em 2003, esse número foi de 21%, ou seja, mais de 22 milhões de espectadores. Já em 2009, os 11 filmes co-produzidos pela Globo Filmes atingiram mais de 14 milhões de espectadores, representando 90% do público do cinema brasileiro.

Figura no ranking dos 10 filmes mais vistos da retomada, encabeçado pelos sucessos de “Se eu fosse você 2” (mais de 6 milhões de pessoas), seguido por “2 filhos de Francisco” (mais de 5 milhões), “Carandiru”, “Cidade de Deus”, “Se eu fosse você”, Lisbela e o prisioneiro”, “Chico Xavier”, Cazuza – O tempo não pára”, “Olga” e “Os Normais”.

Independente de apresentar novidades ou não e ser popularesco, adoro os filmes da Globo Filmes e já assisti a quase todos eles, como a maioria do público, pois eles são de fácil acesso e são exibidos nas sessões de filmes da própria Globo.

3 comentários:

  1. maravilha, gosto muito dos filmes da globo, mas cadê o homem aranha que sumiu das telinhas

    ResponderExcluir
  2. Rede Globo amo seus filmes, mas tem alguns que parecem que sumiram da tela, como, homem aranha, bee movie, x mem, etc. São filmes que o público gosta muito, mas que estão sumidos, se vocês querem realmente audiência e matar a record, roda um desses filmes.´´Atenção emissoras da rede Globo, a record foi a falência quando exibimos Homem Aranha 2 na Sessão da tarde``.

    ResponderExcluir
  3. filmes da rede globo são show, mas alguns desses filmes desapareceram, e só os bons, que nem o Homem Aracnídeo, opa, Homem Aranha, karate kid, bee movie, motoqueiro fantasmo, pô globo passa os filme aí, é nos na parada brother.

    ResponderExcluir