quarta-feira, 22 de setembro de 2010

KIRIKU E A FEITICEIRA (1998) ****


Um dos filmes mais indicados para se discutir o preconceito e a Consciência Negra, já que todos os personagens são negros, mas esse fato nem é comentado. As crianças adoram o filme, mas os adultos também podem se divertir bastante.

É a história de Kiriku, que já fala na barriga da mãe, nasce sozinho e pronto para enfrentar a feiticeira Karabá que “comeu” quase todos os homens da aldeia, acabou com a água da fonte e está sempre pronta para fazer maldades. Kiriku é pequeno, aparentemente indefeso, mas se revela mais inteligente e valente que todos os outros de sua aldeia ao enfrentar a feiticeira.

Kiriku é um personagem muito cativante. Curioso como toda criança e sempre procurando o porquê de cada coisa, para depois usar essas informações para o bem de todos.

A animação é bem precária se comparada aos desenhos animados atuais, mas isso não faz a mínima diferença. A história é tão interessante e singela que depois de um tempo esse detalhe é esquecido e a gente embarca por inteiro junto com Kiriku nessa sua batalha tipo “Davi contra Golias”. Melhor que muitos filmes da Disney e da Pixar. Descubra agora.

Em 2005 foi produzida uma continuação: Kiriku 2 - Os animais selvagens, que ainda não tive oportunidade de assitir.

Direção: Michel Ocelot. Animação, 74 min.


Um comentário: