terça-feira, 14 de setembro de 2010

A OUTRA (1988) ****


Woody Allen homenageia com este filme o diretor Ingmar Bergman e seu estilo psicológio de conduzir os personagens (repetindo a experiência de “Interiores” (1978) e “Setembro” (1987)). “A outra” é a história de uma escritora (Gena Rowlands) que aluga uma sala para escrever seu novo livro em paz e pela passagem de ar ouve as sessões de uma mulher grávida (Mia Farrow) com seu terapeuta e através dos questionamentos dessa outra mulher, passa a questionar sua própria vida, seu casamento e sua relação com os amigos e o próprio irmão.

O fotógrafo (Sven Nykvist) é o mesmo dos filmes de Bergman. O diretor não interpreta nenhum papel aqui, como faz habitualmente (apesar de que antes com maior frequência), deixando o brilho todo para a veterana Gena Rowlands, viúva do cineasta independente John Cassavetes e para Mia Farrow, que aparece pouco em cena, mas tem sua voz ouvida a maior parte do tempo e é o estopim que deflagra toda a história. Mia estava mesmo grávida de um filho de Woody Allen durante as filmagens.

É um filme curto (84 min.) e muito sensível, destinado aos fãs de Allen, de Bergman e de quem quer se questionar. Meu próximo passo? Assistir também “Interiores” e “Setembro”.

Direção: Woody Allen. Com: Gena Rowlands, Mia Farrow, Ian Holm, Blyte Danner, Gene Hackman, Martha Plimpton e Sandy Dennis.


Um comentário:

  1. olá gilberto, fiquei muito curiosa para ver esse filme, porque como você sabe eu sou também uma pessoa apaixonada por psicologia e drama, e esse filme parece ter um pouco dos dois.
    Amo o seu blog, e só posso te dar os parabéns!
    um forte abraço de sua amiga Verônica.

    ResponderExcluir