Toda criança tem a mania de perguntar o porquê de tudo. Por que o céu é azul? Por que o meu nome é esse e não aquele? Por que as coisas tem esses nomes e não outros? E tantas outras perguntas, quase todas sem respostas.
Mas não são só as crianças que buscam respostas. Depois que crescemos, continuamos querendo saber o porquê das coisas serem como são. A diferença é que em vez de perguntar aos pais, aos mais velhos ou aos professores, mudamos nossas fontes de consulta para os livros, a internet, a ciência e até a religião.
Quem nunca se perguntou qual o sentido da vida? Por que temos que morrer? Por que umas pessoas sofrem mais que as outras? Por que a maioria da população é pobre, enquanto a minoria é rica? Por que existem doenças incuráveis, sendo que a ciência está tão evoluída? E quando será encontrada a cura para essas doenças?
Com certeza a maioria das pessoas adultas tem esses e tantos outros questionamentos. Não sei se é o destino que determina nossos caminhos ou se tudo é escolhido por nós através do livre arbítrio. Alguns acreditam que o sofrimento é um castigo pelos pecados que cada um comete e outros que ele é consequência de vidas passadas, mas dizem que Deus não castiga e que talvez não há outras vidas. Mas então qual a explicação?
Sei que a fé é fundamental em nossas vidas e que a esperança é que nos move. Não tenho a resposta para nenhuma dessas perguntas, mas o meu consolo é que ninguém tem. Um dia todas as respostas surgem, mas apesar desse dia ser inevitável, ninguém quer que ele chegue.
Mistérios que talvez nunca consigamos resolver
ResponderExcluirNão acredito em "destino traçado". Se um criminoso mata, então não deveríamos condená-lo, pois esse seria o seu destino, e o destino da vitima seria morrer pelas mãos de tal criminoso. Acredito na lei do karma. "Karma" quer dizer "ação". É a lei que rege o universo: lei de causa e efeito. Uma ação gera consequência, boa ou ruim, depende da ação.
ResponderExcluirPenso que o sentido da vida é justamente a busca por respostas.
Muito interessante esse tema.
Abração, Gilberto.
Belo texto, Gilberto. Bravo.
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Sabe o clichê da propaganda da Futura, "o que move o mundo não são as respostas, são as perguntas", creio que ele seja de fato verdade... Acredito também que exista sim a resposta para a maioria destas perguntas, mas talvez ela não seja baseada na mesma lógica científica que sempre esperamos... São estas perguntas a base de todo o pensamento filosófico construído até hoje...
ResponderExcluirhttp://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/12/minha-historia-de-leitura-qual-sua.html