sábado, 5 de maio de 2012

BILHETERIA DOS FILMES NACIONAIS LANÇADOS EM 2012 (até 27/04/2012)


Cena do filme Xingu


As bilheterias dos filmes nacionais lançados em 2012 vem decepcionando os diretores e produtores. Nenhum filme conseguiu ultrapassar à famosa barreira do milhão de espectadores. Fernando Meireles declarou publicamente sua insatisfação com a fraca bilheteria do filme Xingu, do qual ele é produtor, que deve chegar a 300 mil de público neste final de semana, mesmo tendo recebido ótimas críticas e custado muito. O diretor de Cidade de Deus desistiu de seu próximo projeto, que seria uma adaptação de Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa, pois o investimento seria grande e espelhando em Xingu não ultrapassaria os 300 mil. Mesmo insatisfeito planeja voltar a filmar na Inglaterra, que é uma opção mais segura. Foi lá que ele filmou seu último filme 360º, estrelado por Jude Law e Anthony Hopkins.

Confira as bilheterias dos filmes nacionais lançados em 2012 (em número de espectadores):


11 comentários:

  1. Não entendo bem, na minha opinião estão faturando muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade são valores relativamente baixos, tendo-se em vista os custos da produção. isto reforça a mina teoria de que o o nosso cinema carece de um postura mais ativista, que busque transforma este atual quadro com intervenções diretas no mercado. Só que para que isso possa acontecer é preciso acabar com o monopólio de algumas produtoras e com a concentração os recursos d fomento. Cineastas que hoje estão inconformados precisam tomar as rédias do mercado e se livrarem de diversas amarras que os tem mantido presos...

    ResponderExcluir
  3. É fácil entender que o público atual que dá lucro aos cinemas é o da molecada que exige pouco de qualidade e prefere ver filmes repletos de efeitos especiais ao invés de filmes que fazem pensar. Vendo o péssimo "Agamenon" no topo da lista fica clara a situação.

    Por exemplo, o público para um filme como "Xingu" e o documentário sobre Raul Seixas são os cinéfilos "profissionais", que infelizmente são um grupo pequeno em relação a garotada que lota os cinemas de Shopping.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gilberto, apesar de não ter assistido me espantei por ter a lista Agamenon no topo, pelo que ouvi falar de amigos que assistiram o filme deixava muito a desejar. Na verdade é difícil para o cinema brasileiro alcançar a qualidade dos filmes estrangeiros. Não que eu não ache que há filmes bons, mas a concorrência é ferrenha, sem falar no bloqueio cultural brasileiro, uma vez que há alguns anos atrás filme nacional era sinônimo de baixaria. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. É uma vergonha... Concordo plenamente com o comentário de Hugo...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Incrível como um dos piores filmes de 2012 está em primeiro na lista!
    Hoje, os brasileiros não tem curiosidade de ver filmes de seu país.
    Dois Coelhos deveria ter tido uma bilheteria maior, pois é um ótimo filme.
    mateus-leite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. GOSTO MUITO DE FILMES SEJA ELE DE ONDE FOR , O IMPORTANTE É QUE SEJA BOM . SEMPRE VOU AO CINEMA E ASSISTO FILMES BRASILEIROS , ADORARIA TER ASSISTIDO 2 COELHOS NO CINEMA , MAS AQUI EM TATUÍ SP ELE NÃO PASSOU . ASSISTI EM DVD É UM FILME ÓTIMO . MAS EU SEMPRE LAMENTO PELO FATO DOS NOSSOS FILMES TAMBÉM NÃO PASSAR EM TODOS CINEMAS . ESPERO QUE UM DIA O BRASILEIROS VALORIZEM SUA PRÓPRIA ARTE .JOSUÉ DE OLIVEIRA .

    ResponderExcluir
  8. Curiosidades, infelizmente os filmes brasileiros não estando indo bem nas bilheterias.

    Bruno, são mesmo números quase insignificantes se formos comparar com os gastos com produção e lançamento.

    Hugo, o que você disse é uma verdade. Quem lota os cinemas dos shoppings são os jovens, que infelizmente estão mais interessados no cinema pipoca americano e não se interessam por cinema brasileiro.

    Bia, é uma vergonha Agamenon estar no topo da lista. É um filme pavoroso.

    Mateus, também acho que 2 coelhos deveria ter tido uma bilheteria maior.

    Josué, também assisto a muitos filmes brasileiros, mas a maioria em DVD já que em minha cidade não há cinema. Obrigado pela visita. Volte sempre.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Eu não fui assistir a Reis e Ratos porque me disseram que nele Rodrigo Santoro está muito feio. E não concordo com isto.

    ResponderExcluir
  10. ótima lista são filmes muito bons, o que está em primeiro na lista foi o que menos agradou.

    ResponderExcluir