sexta-feira, 11 de maio de 2012

ISABELLE HUPPERT É MADAME BOVARY



Claude Chabrol dirigiu Madame Bovary  em 1991 para os cinemas, mas o filme tem uma cara de telefilme, não pela produção ou pelo elenco que são bastante requintados, mas pela imagem, que não parece película e sim viteotape.

O filme é baseado no livro homônimo do francês Gustave Flaubert (1821 – 1880) que foi um dos marcos iniciais do romantismo literário e é uma das mais fiéis versões do livro. Há outras de 1933, 1937, 1947, 1949, 1964, 1975, 2000 e outra prevista para 2013.

Madame Bovary (Isabelle Huppert que fez vários filmes de Claude Chabrol) está entediada com seu chato marido médico e passa o tempo se enamorando com um estudante de direito e com um rico fazendeiro que lhe nega ajuda quando ela precisa, além de contrair dívidas que levam a um inevitável fim.

O elenco masculino é todo feio, inclusive os amantes de Madame Bovary. Claro que o coração (ou o desejo) não vê essas coisas.

O filme tem quase 140 minutos, mas não chega a cansar em momento algum e isso é muito bom, já que o cinema francês tem alguns filmes bem entediantes.




A carreira de Isabelle Huppert é longa, contando com 105 títulos entre filmes e trabalhos para a Televisão. Começou a atuar em 1971. 

Seus filmes mais conhecidos são:
* Corações loucos (1974)
* As herdeiras (1980)
* Salve-se quem puder (1980)
* O portal do paraíso (1980) que foi um estrondoso fracasso.
* A dama das camélias (1981)
* A mulher do meu melhor amigo (1983)
* Uma janela suspeita (1987)
* Um assunto de mulheres (1988)
* Madame Bovary (1991)
* Depois do amor (1992)
* Mulheres diabólicas (1995)
* Afinidades eletivas (1996)
* A professora de piano (2001)
* 8 mulheres (2002)
* Huckabees – A vida é uma comédia (2004)
* A comédia do poder (2006)
* Minha terra África (2009)





8 comentários:

  1. Gente famosa sempre acumula dívidas.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, Janice quer saber como entrar no seu blog.
    Ela não está conseguindo.
    Obrigado.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário.
    Quanto à Janice que não está conseguindo entrar no meu blog, não sei o que pode estar acontecendo. O endereço é www.gilbertocarlos-cinema.blogspot.com ou ela pode pesquisar no google: GILBERTO CINEMA e ele vai sugerir o meu blog.

    Abraços a vocês dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estou entrando pelo blog de outra pessoa.

      beijos !

      Excluir
  4. De Claude Chabrol eu assisti apenas um interessante filme chamado "Obrigado pelo Chocolate", também estrelado por Isabelle Hupper.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. CAMPANHA: NOSSO FOCO É O CINEMA

    Para um BLOGUEIRO CINÉFILO cinema é arte, talento e magia. Ele lê muito sobre a sétima arte, pesquisa, passa horas diante do computador, coleta imagens raras e principalmente vê filmes, muitos filmes. Movido pela paixão cinematográfica, abre as portas para um novo mundo. O que mais o anima a continuar são os COMENTÁRIOS dos internautas. Tornar-se SEGUIDOR do seu blog é uma grande alegria. Pense nisso e apoie os blogs cinéfilos DEIXANDO COMENTÁRIOS e SEGUINDO-OS. O cinema agradece.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante dos filmes de Claude Chabrol, apesar de ele não ser um dos meus favoritos da Nouvelle Vague Francesa, no ano passado eu publiquei a crítica de "Uma Garota Dividida em Dois" no Sublime Irrealidade...

    Ainda não assisti "MADAME BOVARY", mas pretendo fazê-lo em breve, comprei há alguns meses o DVD da coleção da Folha de São Paulo sobre o cinema europeu.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gilberto. Tenho este filme. Penso que esta adaptação para o cinema não tenha ficado tão boa. Trazer para o cinema a maneira como Gustave Flaubert o fez para o romance é tarefa dura. Esperemos que em 2013 tenhamos algo mais original. Um abraço...

    ResponderExcluir