terça-feira, 29 de maio de 2012

O REI LEÃO SOB UMA VISÃO RELIGIOSA



O Rei Leão conta a história de Simba e seu pai Mufasa, que o treina para substituí-lo em seu reinado, quando este morrer. No caminho dos dois está o invejoso irmão de Mufasa, Scar que quer a coroa para si, então arma um plano para matar seu irmão. O plano dá certo e Simba sentindo-se culpado pela morte do pai, foge e todos pensam que ele está morto. Scar então assume o trono até que Simba se dê conta de que os seus precisam ser salvos e vai ao socorro deles para recuperar o que é seu de direito.

Mufasa é como se fosse Deus treinando seu filho para substituí-lo e assumir o seu reino, mas é atrapalhado por seu irmão invejoso que é como o mal encarnado para atrapalhar os seus planos e tirar Simba do caminho certo. O cemitério de elefantes, onde desde o início Mufasa proíbe Simba de ir, funciona como a maçã do jardim do Éden, quando Deus proibiu Adão e Eva de comerem, mas eles ficaram tentados e Adão foi convencido por Eva. Aqui não é a amada de Simba, a culpada e sim o tio maldoso, Scar.


O Rei Leão lembra muito a peça “Hamlet” de Willian Shakespeare, onde o irmão do rei o mata para roubar seu trono, mas depois o filho é avisado em sonho pelo pai, o que também acontece aqui, quando Mufasa conta para seu filho tudo o que aconteceu e o lembra da necessidade de fazer alguma coisa. Novamente aqui a semelhança com Cristo, pois Simba percebe que o seu reino e seus amigos e família estão em perigo e atua como o salvador deles.


O mito das estrelas: Mufasa explica para Simba que as estrelas representam os reis que já morreram e continuam lá em cima olhando por aqueles que ficaram na Terra e que quando ele morrer também vai ser assim.

Fala também do ciclo da vida: nascimento, crescimento e morte e a aceitação de cada uma dessas etapas. Da importância dos amigos para ajudar a vencer os obstáculos, bem como da família que é o alicerce de tudo. Da continuação dos pais através dos filhos, pois estes continuam vivendo em seus filhos, seu sangue, sua carne, bem como a educação que lhe deram, seu modo de vida. E que às vezes nos esquecemos do caminho e acabamos nos perdendo, daí a necessidade de lembrar sempre de quem somos, pois apesar de mudarmos, continuamos sendo a mesma pessoa e é isso que Mufasa relembra a Simba: “Lembre-se de quem você é!”

Como na vida real, às vezes o mal parece ser mais forte que o bem, já que vence muitas batalhas, é traiçoeiro, falso, mas no fim o bem sempre prevalece, por isso é melhor estar do lado do bem.


O REI LEÃO (The Lion King). EUA, 1994. Direção: Roger Allers, Rob Minkoff. Elenco (vozes): Matthew Broderick, Jonathan Taylor Thomas, Jeremy Irons, James Earl Jones, Whoopi Goldberg, Moira Kelly, Nathan Lane, Rowan Atkinson, Cheech Marin. 88 min.


10 comentários:

  1. Belo texto, bela análise.

    Adoro a trilogia O Rei Leão.

    ResponderExcluir
  2. Rei Leão esta entre os mais corajosos filmes da Disney e não é a toa que em seu relançamento em 3D fez tanto sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Olá, colega! Acabei de adicionar o seu link no meu blog... se puder fazer o mesmo com o meu, eu agradeço. Blogueiros, uni-vos!!!
    abraço e parabéns pelo blog.
    www.366filmesdeaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gilberto, eu já havia ouvido falar que O Rei Leão teve inspiração religiosa, mas seu texto me fez visualizar as relações. De qualquer forma, o filme é muito bom. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Além do filme ser bom, a cena inicial com os bichos se reunindo pra ver o Simba recém-nascido e o macaco chegando pra batizar ele também é muito legal, né? Foi uma das ´aberturas` que eu achei mais bem feitas pra desenhos de longa-metragem.

    ResponderExcluir
  6. Interessante seu texto, porém acredite, eu ainda não assisti "Rei Leão".

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Não há como negar, é uma bela animação. Talvez a melhor do Disney mais recente.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  8. Renato, também adoro O rei leão.

    Marcelo, o sucesso do relançamento do filme em 3D foi bem merecido.

    366 filmes, seu link já está adicionado.

    Bia, O rei leão tem sim inspirações religiosas, mas a Igreja Universal do Reino de Deus chegou a ver inclinações demoníacas neste e em outros desenhos da Disney. Coisa de fanático.

    Léo, a abertura do filme é mesmo muito boa.

    Hugo, assista ao filme. É muito bom.

    Antonio, também acho o Rei Leão um dos melhores da nova fase da Disney, juntamente com A bela e a fera e A pequena sereia.

    ResponderExcluir
  9. Assisti "O Rei Leão" apenas uma vez, uma professora passou o filme em VHS na sala de aula, eu lembro do meu sofrimento para esconder as minhas lágrimas do resto da turma, eu tinha menos de 10 anos e depois disso eu nunca mais o vi... interessante as analogias que você, deu vontade de rever o filme para refletir sobre elas...

    Abração Gilberto e ótimo final de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, muito bom o texto que fez agora com essa analogia religiosa. Gostei.

    Esse é um dos melhores filmes que já vi, e sem dúvida um dos melhores da história do cinema, mesmo sendo uma animação. Extraordinário até hoje!

    Todos deveriam assisti-lo, crianças pequenas e grandes.

    ResponderExcluir