sábado, 23 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DO OSCAR



Foi Louis B. Mayer, o poderoso chefão da Metro-Goldwin-Mayer quem teve a idéia de uma Academia de filmes. Em 11 de janeiro de 1927, ele e um grupo de 36 diretores e atores se encontraram no Hotel Ambassador, em Los Angeles, e decidiram criar a Academy of motion picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências do cinema). Em 19 de março, foi fundada uma organização sem fins lucrativos.

Nos seus primeiros anos, a Academia se considerava uma organização que representava os interesses  dos atores, diretores, roteiristas e produtores. A entrada na Academia sempre foi feita por convite “a qualquer pessoa que tenha realizado um trabalho importante, ou dado contribuição importante para diversos ramos da indústria, que tenha boa reputação moral e pessoal, através de votos da diretoria.” Em 1929 eram 270 sócios e em 1932 já passavam de 1200.

Clark Gable e Claudete Colbert em Aconteceu naquela noite

O primeiro filme a vencer o Oscar (1927 – 1928) foi Asas (da Paramount). E o primeiro a vencer nas cinco principais categorias foi Aconteceu naquela noite (1934), que venceu como melhor filme, diretor (Frank Capra), ator (Clark Gable), atriz (Claudete Colbert) e roteiro adaptado.  Isto só se repetiu duas outras vezes: em 1975, com Um estranho no ninho e em 1991,com O silêncio dos inocentes.

A Academia envia a seus associados um livreto com a listagem alfabética de todos os filmes que podem ser votados. São considerados filmes com mais de 30 minutos de duração, exibidos em 35 ou 70 mm, para público pagante, na área de Los Angeles, entre 1º de janeiro e a noite de 31 de dezembro do corrente ano, por um período mínimo de uma semana. Agora os associados podem votar até por e-mail.

Durante muitos anos, a festa de entrega do Oscar foi realizada numa segunda-feira, pois supunham que seria o dia de folga de muitos atores que trabalham em teatro. A partir de 21/03/1999, a festa foi transferida para o domingo, considerado o dia de maior audiência da Tv americana.

Bette Davis, uma das presidentes da Academia

Muitos já levaram a honra de ter apelidado o prêmio da Academia do Oscar. A lenda mais conhecida é a de que a bibliotecária Margareth Henrick, depois secretária executiva da Academia, quando chegou ao primeiro dia de trabalho, em 1931, olhou a estatueta e disse que a fazia lembrar de seu tio, mas Oscar na verdade era seu primo em segundo grau e não tio. Outra versão mais irônica conta que teria sido Bette Davis que foi presidente da Academia, a criadora do apelido, porque a fazia lembrar de seu marido na época, Harmon Oscar Nelson (a versão mais famosa diz que a fazia lembrar o traseiro de seu marido.

A primeira vez que o nome Oscar apareceu na imprensa, foi na coluna do jornalisita Sidney Skolsky, em 1934, referindo-se à vitória de Katharine Hepburn, mas a Academia só começou a usar oficialmente o apelido depois de 1939.

O tapete vermelho é um dos mais tradicionais da festa

A estatueta foi desenhada pelo diretor de arte da MGM, Cedrick Gibbon e esculpida por George Stanley. Ela pesa 3,9 kg e tem 34 cm de altura. Banhada em outro, é composta de 92,5% de latão e 7,5% de cobre. Para fazer uma estatueta são necessárias 12 pessoas e um trabalho de 20 horas. Até 2003 foram entregues 2.455 estatuetas.

Vamos ver quais os vencedores desse ano. A festa acontece amanhã à noite e será transmitida pelo TNT e pela Globo, depois que o famigerado Big Brother acabar.

Fonte de consulta:
O Oscar e eu de Rubens Ewald Filho


4 comentários:

  1. Opa perai: passou a ser transmitida em 21/03/1999?? Não seria em 39 não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir dessa data a festa passou a acontecer aos domingos e nao mais as segundas como antes.

      Excluir
  2. Oi, Gilberto, como vai? É impressionante, sempre que assisto qualquer coisa sobre filmes me lembro de você, hahaha, não sei por quê...muito interessante saber um pouco mais sobre a festa. Apesar de ser uma pessoa de hábitos simples, eu gostaria muito de ir em uma festa do Oscar, deve ser mágico! Mesmo sabendo que não irá ganhar (eu acho), estou torcendo para Aventuras de Pi, o filme me tocou profundamente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gilberto!
    Convidei você pra participar da Campanha de Incentivo À Leitura.
    Depois dá uma passada lá no meu blog pra ver, tá?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir