segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OS VENCEDORES DO OSCAR 2013

Daniel Day-Lewis, Jennifer Lawrence, Anne Hathaway e Christoph Waltz

Argo de Ben Affleck saiu consagrado na festa do Oscar como melhor filme, contrariando a maioria que acreditava que o prêmio seria de Lincoln. Desde 1989, um filme que não teve seu diretor indicado, não vencia o prêmio. 

Lincoln que tinha recebido 12 indicações, acabou levando apenas dois prêmios, ator (Daniel Day-Lewis que sempre foi o favorito e é o único a vencer três vezes na categoria de melhor ator) e direção de arte.


Jennifer Lawrence também era favorita como melhor atriz e tropeçou no próprio vestido quando subia ao palco para receber a estatueta. O público aplaudiu de pé.

Christoph Waltz venceu os favoritos Tommy Lee Jones (Lincoln) e Robert DeNiro (O lado bom da vida) por Django livre. O austríaco que ganhou o mesmo prêmio há três anos por Bastardos inglórios, também de Quentin Tarantino, chamou o diretor de herói.


Anne Hattaway preferiu a linha emotiva ao receber o prêmio de melhor coadjuvante por Os miseráveis, dizendo que o sonho virou realidade, se referindo à uma das músicas que canta no filme I dreamed a dream. 

Houve um empate no prêmio de melhor edição de som. Foi apenas a quinta vez que isso aconteceu nos 85 anos da cerimônia. O prêmio dividido entre 007 - Operação Skyfall e A noite mais escura. Esse foi o único prêmio do filme de Kathryn Bigelow, que em certa época chegou a ser um dos favoritos.

A festa homenageou os musicais da década, com grande parte do elenco de Os miseráveis subindo ao palco. Shirley Bassey cantou Goldfinger em homenagem aos 50 anos do agente James Bond. Adele cantou a música de 007 - Operação Skyfall que lhe rendeu o prêmio de canção original.

Além do elenco de Os miseráveis, Jennifer Hudson e Catherine Zeta-Jones também se apresentaram. O filme Chicago também foi lembrado, quando Catherine, Richard Gere, Renne Zellweger e Queen Latifah entregaram dois prêmios.


A apresentação foi de Seth MacFarlane, o criador do personagem Ted, que se revelou, como era esperado: um chato. Um vídeo irônico no início da premiação contava com a participação de Willian Shatner lamentando pela festa não ser apresentada por Amy Poehler e Tina Fey, as apresentadoras do Globo de Ouro desse ano. 


Lista completa dos vencedores:
Filme: "Argo"
Direção: Ang Lee, por "As Aventuras de Pi"
Ator: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Atriz: Jennifer Lawrence, "O Lado Bom da Vida"
Ator coadjuvante: Christoph Waltz, "Django Livre"
Atriz coadjuvante: Anne Hathaway, "Os Miseráveis"
Roteiro original: "Django Livre"
Roteiro adaptado: "Argo"
Animação: "Valente"
Filme estrangeiro: "Amor" (Áustria)
Trilha sonora: "As Aventuras de Pi"
Canção original: "Skyfall", de Adele, "007 - Operação Skyfall"
Fotografia: "As Aventuras de Pi"
Figurino: "Anna Karenina"
Documentário: "Searching for Sugar Man"
Curta de documentário: "Inocente"
Edição: "Argo"
Maquiagem: "Os Miseráveis"
Direção de arte: "Lincoln"
Curta de animação: "Paperman"
Curta-metragem: "Curfew"
Edição de som: empate entre "A Hora Mais Escura" e "007 - Operação Skyfall"
Mixagem de som: "Os Miseráveis"
Efeitos visuais: "As Aventuras de Pi"



5 comentários:

  1. Um dos momentos mais emocionantes da festa foi realmente ver o elenco de Os miseráveis cantando o tema principal do filme. Tenho um imenso carinho por essa super produção e mereceu os prêmio que ganhou. A vitoria de Ang Lee foi talvez a maior surpresa da cerimonia, já que eu ouvi muitos críticos dizendo impossível que ele fosse ganhar pela segunda vez.

    ResponderExcluir
  2. De uma forma geral gostei dos premiados. Só fiquei triste por De Niro.

    ResponderExcluir
  3. Gostei mais da cerimônia do ano passado, mas a emoção foi igual. Adele e Barbra arrasaram!
    Queria ser uma mosquinha para saber de que os atores tanto riam na primeira foto...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez o Oscar demonstrou todo seu potencial para transformar um ótimo ano (2012) de cinema em algo trivial. Como sempre, faltou ousadia em premiar os melhores, de fato. Salvo um ou outro. Besteira pensar que a academia um dia vai fugir do seu lugar comum. Oscar é programa de TV, infelizmente. Premiam a atriz novinha e bonita porque chama mais público...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ola meu querido amigo,tomei um"chá de sumiço"pois tirei um período de férias para reenergizar a mim e minhas musicas para 2013.Retornei no domingo,e já vi que perdi muita coisa boa por aqui.Ainda bem que cheguei á tempo de assistir a entrega do "Oscar"no "Gilberto Carlos Cinema".Teu post está sensacional,Parabens,Meu grande abraço cheio de saudades.SU.

    ResponderExcluir