domingo, 19 de outubro de 2014

FILMES BRASILEIROS NA MOSTRA DE SÃO PAULO


A CIDADE IMAGINÁRIA
Dir. Ugo Giorgetti
Um retrato dos imigrantes italianos que desembarcaram em São Paulo nas últimas décadas do século 19. Dúvidas, indagações, hesitações, medos e angústias geradas pelo desconhecido que os aguarda ao alvorecer do dia. Pessoas que saíram de suas terras com pouco ou nenhum esclarecimento do que iam encontrar no novo país, de camponeses iletrados aos primeiros anarquistas, aventureiros, cantoras de ópera à procura de novas oportunidades. Quem eram essas pessoas que chegavam no Brasil, e o que sabiam ou pensavam da terra na qual seu futuro iria se desenvolver?


A DESPEDIDA
De: Marcelo Galvão
Almirante é um homem de 92 anos de idade que decide se despedir de tudo o que é mais importante em sua vida e viver a última noite de amor com Fátima, a amante 55 anos mais nova. Sua vida já deu sinais claros de que está chegando ao fim, o que torna a experiência densa, profunda e urgente.

A HISTÓRIA DA ETERNIDADE
De: Camilo Cavalcanti
Em um pequeno vilarejo no sertão, três histórias de amor e desejo mudam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções de vida estão limitadas de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.


A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
De: Roberto Santos
Augusto Matraga é um fazendeiro violento e agressivo que, traído pela esposa e emboscado por seus inúmeros inimigos, acaba massacrado a pauladas e dado como morto. Salvo por um casal de negros humildes, ele é obrigado a enfrentar um longo período de total incapacidade física. Por influência do casal que o salvara, Augusto Matraga volta-se, então, para uma religiosidade há muito esquecida, convencendo-se de que está pagando pelos erros cometidos.

A LUNETA DO TEMPO
De: Alceu Valença
Drama musical que utiliza mitos populares da cultura brasileira para narrar uma história cheia de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e castigos. Tendo como pano de fundo o sertão pernambucano – sua gente e sua cultura, o cordel, o cangaço, o cinema e o circo –, o filme é um drama universal carregado de poética singular, em que a realidade e o onírico se misturam.


A MULHER DO DESEJO
De: Carlos Hugo Christensen
Por meio de um testamento, um velho rico e solitário deixa seu antigo casarão em Ouro Preto ao sobrinho, que é casado com uma jovem. Os dois se mudam para a mansão e nela encontram um sombrio mordomo que o testamento proíbe de dispensar. Certo dia, fatos estranhos começam a acontecer: enquanto a casa parece adquirir vida própria, a personalidade do rapaz sofre uma radical transformação, assimilando hábitos do tio morto.

A VIAGEM DE YOANI
De Pepe Sifreddi, Raphael Bottino

A blogueira cubana Yoani Sánchez construiu seu primeiro computador e criou um blog mesmo sem ter acesso à internet em casa. Hoje, sua página recebe milhões de visitantes por mês. Relatando seu cotidiano em Cuba e fazendo críticas ao socialismo, Yoani ganhou fama e prêmios internacionais. Alguns dizem que ela é uma agente da CIA, outros que luta pela liberdade de expressão. Depois de anos tentando obter permissão para viajar, a principal opositora dos irmãos Castro dentro da ilha veio ao Brasil, onde encontrou muita polêmica.

A VIDA PRIVADA DOS HIPOPÓTAMOS
Christopher Kirk, um nerd americano entediado, se muda para a Colômbia buscando os hipopótamos do traficante Pablo Escobar. Lá, ele se apaixona por uma mulher linda e misteriosa.


A ÓPERA DO MALANDRO
De. Ruy Guerra
 No boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, nos anos 40, um vigarista elegante e popular explora uma cantora de cabaré e ganha a vida através de pequenos golpes. Mas então ele conhece Ludmila, a filha do dono do cabaré, que quer ficar rica com contrabando durante a guerra.

APRENDI A JOGAR COM VOCÊ
De: Murilo Salles
Um filme sobre a coragem de se jogar na vida e perseguir um sonho. Um registro contundente sobre as virações necessárias para sobreviver de música na periferia do sistema.


AUSÊNCIA
De: Chico Teixeira
Serginho é um adolescente que está na fase “entre ser menino e homem” depois que seu pai abandonou a família. Ele agora é o homem da casa, tomando conta da mãe e do irmão mais novo enquanto trabalha na feira e mantém sua amizade com Mudinho e Silvinha. Ele tem uma relação confusa, entre o sexo e o afeto, com o professor Ney, que tem idade para ser seu pai.


BOA SORTE
De Carolina Jabor
João e Judite se encontram em momentos delicados de suas vidas. A vida dele está apenas começando, e a dela, terminando. Um filme sobre a solidão, sobre a importância do outro. Às vezes a vida é longa e o amor, breve. Outras vezes, é justamente o contrário. Adaptado do conto "Frontal com Fanta", de Jorge Furtado.

BRANCO SAI PRETO FICA
De: Adirley Querós
Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.


BRINCANTE
De: Walter Carvalho
 O filme é um lírico olhar sobre o universo de Antônio Nóbrega. Põe em cena o trabalho de uma vida, que se caracteriza pela consistente leitura da cultura popular, valorizando seu imaginário e universo simbólico, e atualizando-a dentro de uma compreensão contemporânea.

CAMPO DE JOGO
De: Eryk Rocha
 No Rio de Janeiro, próximo ao mítico estádio do Maracanã, onde foi disputada a final da Copa do Mundo de 2014, está o campo de futebol popular do bairro Sampaio. Disputado aos domingos, o campeonato anual de favelas reúne 14 times. Cada um representa as cores e rituais de sua comunidade. Os times Geração e Juventude disputam a final.


CASA GRANDE
De: Fellipe Barbosa
 O filme explora questões de classe e privilégio através da história de Jean, um adolescente rico que luta para escapar da superproteção dos pais, secretamente falidos. Enquanto a família entra em decadência moral e financeira, os empregados da casa têm que enfrentar as inevitáveis demissões.

CÁSSIA
De: Paulo Henrique Fontenelle
Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública.
  

Continua...

Um comentário:

  1. Como vc vai?
    Ainda tenho muito o que ver.
    Aqui descubro o que nunca ouvi falar. Vou procurar "A Mulher do Desejo".
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir