sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO


Começou ontem (16/10), e vai até o dia 29, a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Serão exibidos 331 filmes, com destaque a retrospectiva dos filmes de Pedro Almodóvar, exposição de fotografias de Luis Buñuel e apresentação especial da filmografia de Vitor Eric. O diretor Marim Karmitz, fundador da produtora francesa MK2 e o cineasta japonês Naboru Nakamura também são lembrados.

O centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin também será lembrado, com a exibição ao ar livre de O circo. Os ingressos individuais custam de R$ 9,00 (meia de segunda a quinta) a R$ 20,00 (inteira de sexta a domingo).

São destaques os filmes:

Sangue Azul
Vencedor de três prêmios no Festival do Rio deste ano, incluindo o Redentor de melhor filme de ficção, "Sangue azul", de Lírio Ferreira, é protagonizado por Daniel de Oliveira. O ator vive Zolah, estrela do circo Netuno. Ele teve uma infância problemática e por isso não consegue viver uma vida normal. O elenco ainda tem Caroline Abras, Sandra Coverloni, Rômulo Braga, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz e Paulo César Pereio.

RELATOS SELVAGENS
Estrelado por Ricardo Darín e dirigido e roteirizado por Damián Szifrón, o filme argentino "Relatos selvagens" mostra seis histórias vividas por personagens à beira de perder o controle, incluindo motoristas destemperados e um homem que se revolta contra a burocracia. O drama é produzido por Pedro Almodóvar, homenageado desta edição da Mostra, e tem trilha sonora de Gustavo Santaolalla.

LIVRE
"Livre", de Jean-Marc Vallée (de "Clube de compras Dallas") tem roteiro de Nick Hornby e é inspirado no livro de memórias da escritora americana Cheryl Strayed. Ele é considerado um dos favoritos ao Oscar 2015. O drama tem Reese Witherspoon no papel de uma mulher que decide caminhar por milhares de quilômetros para superar o divórcio e a morte da mãe.

FOXCATCHER
Baseado em fatos reais, "Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo", de Bennett Miller narra a trágica história do excêntrico multimilionário John du Pont. Para os Jogos Olímpicos de Seul em 1988, ele forma uma equipe para treinar os irmãos Mark e Dave Schultz, campeões olímpicos de luta. Mark Ruffalo e Channing Tatum estão no elenco, mas quem deve levar uma indicação ao Oscar 2015 é o ator Steve Carell.


A HISTÓRIA DA ETERNIDADE
Premiado no Festival de Paulínia, o filme pernambucano "A história da eternidade", do estreante em longa Camilo Cavalcante, traz três histórias simultâneas sobre o amor no sertão. Tem o ator Irandhir Santos no papel principal e música de Dominguinhos.

ACIMA DAS NUVENS
"Acima das nuvens" é do diretor francês Olivier Assayas, de "Depois de maio", "Carlos" e "Horas de verão", já exibidos em mostras de anos anteriores. No longa, estrelado por Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloë Grace Moretz, a história mostra duas atrizes de diferentes gerações se confrontando.

DOIS DIAS, UMA NOITE
Um dos favoritos a uma indicação ao Oscar de língua estrangeira, o novo filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne ("O garoto de bicicleta") tem a atriz francesa Marion Cotillard como protagonista. Em "Dois dias, uma noite", ela interpreta Sandra, uma mulher que, ao descobrir que seus colegas de trabalho optaram por um bônus salarial em troca de sua demissão, tem apenas um fim de semana para convencê-los de que ela precisa do emprego.

FORÇA MAIOR
O filme sueco "Força maior", de Ruben Östlund, mostra o casal Tomas e Ebba que decide passar os dias de férias esquiando nos Alpes franceses com seus dois filhos. Em um almoço da família num restaurante nas montanhas, uma avalanche acontece e ameaça soterrar o local. Nenhum deles fica ferido, mas Tomas tem uma atitude durante o incidente que causa trauma e reflexões em Ebba.


CÁSSIA
Paulo Henrique Fontenelle lança na Mostra um documentário sobre a cantora Cássia Eller. "Cássia" retrata a breve e marcante passagem dela pelo cenário musical nos anos 90. Sua morte, em 2001, teve repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe.

WINTER SLEEP
"Winter sleep", filme do diretor turco Nuri Bilge Ceylan ("Era uma vez na Anatólia"), venceu a Palma de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes. No longa, Aydin administra um pequeno hotel com sua mulher Nihal, com quem tem uma relação turbulenta, e com sua irmã Necla, que ainda sofre com o recente divórcio. No inverno, com a neve cobrindo a paisagem da estepe, o hotel torna-se um refúgio, mas também o teatro dos seus conflitos.





2 comentários:

  1. Doido para ver SANGUE AZUL e A HISTÓRIA DA ETERNIDADE, além do elogiadíssimo RELATOS SELVAGENS, claro. uau! (WPC>)

    ResponderExcluir
  2. Só aqui mesmo para eu me inteirar das novidades, Gilberto! Quero ver o documentário sobre a Cássia. Um abraço!

    ResponderExcluir