domingo, 1 de novembro de 2009

RIO ZONA NORTE (Brasil, 1957) ***

Direção: Nelson Pereira dos Santos. Com: Grande Otelo, Paulo Goulart, Jece Valadão, Angela Maria, Malu Maia, Maria Peta e Zé Keti. 86 min. Drama.

Continuação do clássico e precursor do Cinema Novo no Brasil, "Rio 40 graus", este é o 2°filme de Nelson Pereira dos Santos e é superior àquele, quem muitos personagens sem aprofundamento de nenhum deles, o que faz com que a emoção se dilua pois quando começamos a nos envolver com algum personagem ele praticamente desaparece para dar lugar a dezenas de outros. Assisti na semana passada e como não gostei, preferi nem comentar aqui no blog.

"Rio Zona Norte" conta em flashbacks, a história do compositor de sambas, Espírito da Luz (Grande Otelo em raro papel dramático) depois que ele cai de um trem em movimento. Ele tinha talento, mas teve o azar de encontrar em seu caminho, pessoas inescrupulosas como o radialista Maurício (Jece Valadão), que roubou seus sambas e os lançou como se fossem seus. Mostra seus sofrimento com o filho Norival que foge do internato e cai na marginalidade quando começa a praticar assaltos na favela em que mora, tornando a jornada do pai, mas complicada depois que sua mulher Adelaide o abandonou.

Grande Otelo, um dos nomes mais importantes nas comédias da Atlântgida, mostra grande talento dramático no papel do sambista Espírito da Luz e até canta as músicas da trilha sonora. Ganhou o prêmio de melhor ator no V Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

A história é parcialmente inspirada na trajetória de Zé Keti, que compôs as canções do filme e aparece no papel do sambista Alaor Costa, já o cineasta Glauber Rocha aparece como figurante na cena do encontro de Espírito da Luz com a cantora Angela Maria que interpreta ela mesma.

É uma história triste e deprimente de uma pessoa cheia de talento mas que não contava com a sorte e por isso acabou morrendo pobre e desconhecido, como muitos de nossos artistas que só conseguiram ser famosos depois de mortos. Exala emoção em cada cena. Entregue-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário