sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BATMAN - O HOMEM MORCEGO (1966) ***

Não vou negar que gosto de coisas bregas e ultrapassadas, tanto na música quanto no cinema, por isso gostei tanto desse “Batman – O homem morcego”, estrelado por Adam West, o protagonista da clássica série de TV dos anos 60 que durou de 1966 a 1968 e teve 120 episódios. Este foi o filme que deu origem à série.

Não tem nada a ver com os filmes feitos posteriormente por Tim Burton (Batman e Batman – O retorno), Joel Schumacher (Batman Eternamente e Batman e Robin) e Christopher Nolan (Batman Begins e Batman – O cavaleiro das trevas), que eram sérios e sombrios. Aqui tudo é tratado de uma forma descontraída e porque não, ridícula. Nos créditos iniciais um letreiro dedica o filme aos amantes, inclusive aos amantes do ridículo. Os efeitos especiais (como o filme todo) são uma piada.


Batman e Robin enfrentam seus maiores inimigos: o Pingüim, o Coringa, a Mulher-gato e o Charada (que aqui é chamado de Enigmista) e seus planos quase infalíveis de dominar o mundo, seqüestrando os nove maiores líderes do planeta e desidratando-os para ficar mais fácil de sequestrá-los. Mas a trama não tem muito sentido e é o que menos importa. O prazer de ver um Batman alegre e sem dramas pessoas é único, mas é claro que os fãs ardorosos do homem morcego não gostam muito dessa versão, pois transfigura a psicologia do personagem criado para os quadrinhos, mas os produtores fazem isso conscientemente com a única intenção de divertir.

Ficou famoso o boato de que Batman e Robin teriam um caso e esses indícios foram tirados dessa série de TV e dos telefimes com os atores Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin). Na primeira missão da dupla, Robin preocupa-se com o parceiro e pede para ele tomar cuidado. Batman garante que vai se cuidar e promete retornar rapidamente, pouco antes de pular na boca de um tubarão de plástico. Depois Robin mostra-se claramente incomodado quando Batman se interessa por uma mulher. E no final o prazer que o menino prodígio sente quando Batman descobre que essa mulher era na verdade a Mulher-gato. Não sei se os dois tinham um caso, só sei que eles eram bem divertidos.

Download do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário