quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O BESOURO VERDE (1966) ** ½


Van Willians e Bruce Lee em "O besouro verde"


Adoro os filmes de Bruce Lee e já vi vários dos que ele fez em seus 32 anos de vida, já que começou bem cedo com um ano de idade, numa ponta sem crédito no filme “Golden Gate Girl” (1941) e em vários outros na década seguinte em Hong Kong (todos inéditos por aqui) até participar de 3 episódios da clássica série “Batman – O homem morcego” e em seguida um papel fixo como o motorista Kato na série “O Besouro verde” que durou 26 episódios de 1966 a 1967.

Os produtores aproveitaram o sucesso dessa série e lançaram nos cinemas um longa-metragem contendo três episódios, mas sem muita conexão um com o outro, por isso fica claro que é parte da série e não um telefilme com os personagens ou mesmo o filme que lhe deu origem. O episódio mais interessante e mais engraçado é o segundo (que era um episódio duplo) e trata de pessoas que se disfarçam de extra-terrestres que querem explodir uma ogiva nuclear no planeta Terra e seqüestram a secretária de Britt Reid (Van Willians, que é na verdade o Besouro verde). Os dois outros episódios são menos interessantes, mas mesmo assim imperdíveis para quem quer conhecer o início do sucesso de Bruce Lee nos Estados Unidos, como o motorista Kato, que aparece na maioria das cenas, mas seu personagem quase não tem falas.


O sucesso mundial de Bruce Lee só aconteceria a partir de 1971 com “O dragão chinês” e três outros: “A fúria do dragão” (1972), “O vôo do dragão” (1972) e “Operação dragão” (1973). É claro que as distribuidoras nacionais faziam questão de incluir a palavra ‘dragão’ nos títulos dos filmes e ele ficou conhecido como o dragão chinês. Mas o sucesso mundial durou pouco, já que Bruce morreu em 1973, depois de desmaiar e de ter convulsões durante a dublagem do filme “Operação dragão”. Os médicos diagnosticaram edema cerebral e ele se transformou num mito. Nos anos seguintes, os produtores lançaram alguns filmes aproveitando cenas já filmadas por ele e complementando com cenas feitas por dublês, como "Bruce Lee no jogo da morte" e "O jogo da morte 2". Seu filho, Brandon Lee também teve uma morte prematura, durante a filmagem de uma cena do filme “O corvo” (1993), onde uma bala de verdade estava na arma usada no set.

Bruce Lee em "O jogo da morte" usando o uniforme homenageado por Quentin Tarantino em "Kill Bill"

Com Chuck Norris em cena de "O jogo da morte"



Brandon Lee, o filho de Bruce





Nenhum comentário:

Postar um comentário